Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45992
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Patrimônio moderno em ruína : o caso do Edifício Palmares em Maceió, Alagoas
Autor(es): Mishina, Letícia Naka Cartaxo
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Patrimônio moderno
Maceió (AL)
Significados culturais
Autenticidade
Degradação
Data de publicação: 2021
Editora: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: MISHINA, Letícia Naka Cartaxo. Patrimônio moderno em ruína: o caso do Edifício Palmares em Maceió, Alagoas. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 14., 2021, Belém. Anais [...]. Belém, PA: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. Tema: O moderno em movimento: usos, reusos, novas cartografias: presente e futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil, 2021. https://docomomobrasil.com/publicacoes/anais-do-14-seminario-docomomo-brasil-belem-2021/.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca do arruinamento do patrimônio moderno, tendo como objeto de estudo o Edifício Palmares, construído nos anos 1970 no Centro de Maceió, Alagoas para abrigar a sede da Previdência Social. Esta construção apresenta atributos tradicionalmente associados à arquitetura moderna, como fachada livre, janelas em fita e pilotis. Seu esvaziamento em 2014 e consequente depredação em 2015 deixaram-no apenas com os elementos estruturais – pilares, vigas e lajes; impondo-se assim como um marco bruto e imponente na paisagem da cidade. Entende-se que o restabelecimento da unidade potencial da edificação original, por estar neste nível de deterioração, consistiria numa transgressão a sua autenticidade, um simulacro de uma construção que não mais existe. O desafio para a intervenção em ruínas modernas consiste em resgatar sua função social e garantir a manutenção da sua significância, mesmo agregando novos valores ao realizar intervenções com materiais construtivos, técnicas e tecnologias contemporâneas. Portanto questiona-se em que maneira a ruína serve como um elemento de partida para o pensar de uma nova arquitetura que envolva os valores significantes do bem original?
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://docomomobrasil.com/publicacoes/anais-do-14-seminario-docomomo-brasil-belem-2021/
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.