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Título: Transformação digital do governo na perspectiva do cidadão : uma netnografia em mídias sociais
Autor(es): Siqueira, Wender Rodrigues de
Orientador(es): Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Assunto: Transformação digital do governo
Cidadãos
Netnografia
Mídia social
Data de publicação: 15-Jun-2023
Referência: SIQUEIRA, Wender Rodrigues de. Transformação digital do governo na perspectiva do cidadão: uma netnografia em mídias sociais. 2022. 93 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A transformação organizacional é um dos termos mais usados na literatura organizacional desde os anos 1970 e, recentemente, no âmbito governamental, tem sido abordado como transformação digital do governo. Esse movimento tem apoiado tarefas administrativas e prestação de serviços públicos com base nas tecnologias digitais. Entretanto, percebe-se que ele tem se se concentrado na perspectiva do governo e negligenciado a opinião dos cidadãos que interagem com o governo. Diante disso, entende-se necessário compreender como a transformação digital do governo tem sido interpretada pelos cidadãos. Para isso, foi estabelecido como objetivo geral de pesquisa ‘analisar o conhecimento dos cidadãos sobre transformação digital do governo tendo como base a sua própria manifestação em mídias sociais’. Para alcançar esse objetivo, o estudo foi delimitado à investigação de manifestações relacionadas à estratégia de governo digital, e o universo da pesquisa foi detalhado em termos de elementos (publicação/comentário sobre o Decreto nº 10.332/2020 e/ou que aborde a Estratégia de Governo Digital), unidades de amostragem (mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), extensão (não foi estabelecido limites geográficos) e tempo (28/04/2020 a 27/10/2021). Devido a flutuação de informações nas mídias sociais, a coleta e a análise dos dados foi realizada, respectivamente, por netnografia e análise de conteúdo. A pesquisa mostra-se relevante porque, na literatura, a opinião e entendimento dos cidadãos sobre transformação digital do governo continua desconhecida, necessitando de investigação e embasamento empírico. Além disso, a aplicação de um método relativamente novo, capaz de capturar manifestações na Web, como a netnografia, pode contribuir para analisar a opinião e entendimento dos cidadãos sobre essa questão, e é nesse sentido que se entende o ineditismo e a originalidade dessa pesquisa. Os dados foram levantados por meio das ferramentas de busca em mídias sociais, armazenados em uma planilha do aplicativo Excel e analisados por meio do software Iramuteq. Foram, então, realizadas as seguintes análises: Frequência das Manifestações, Deliberação Pública, Nuvem de Palavras, Grafo de Similitude e Classificação Hierárquica Descendente; essa última, complementada por uma Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados revelaram que as mídias sociais são espaços importantes para se promover a participação dos cidadãos, que há uma interação frequente dos cidadãos em discussões que envolvem a transformação digital do governo, e está caracterizada por manifestações de opinião positiva e negativa, porém com predomínio da primeira, e que os discursos podem ser classificados em três classes lexicais: uma delas possui posição hierárquica superior às outras, e está fortemente relacionada à atual conjuntura de pandemia que assola o mundo; as outras duas, por sua vez, possuem muita semelhança entre si, não há hierarquia entre elas, e ambas remetem diretamente ao aspecto digital do governo. Os achados da pesquisa estão limitados ao objeto da pesquisa e ao método utilizado; às postagens classificadas como pública pelo usuário e as que podem ter sido realizadas por robôs; e ao viés interpretativo do pesquisador. Cumpridos todos os objetivos estabelecidos, a pesquisa foi encerrada com apontamentos direcionados a futuras pesquisas.
Abstract: Organizational transformation is one of the most used terms in the organizational literature since the 1970s and, recently, in the government sphere, it has been approached as the digital transformation of government. This movement has supported administrative tasks and the provision of public services based on digital technologies. However, it is perceived that he has focused on the government's perspective and neglected the opinion of citizens who interact with the government. In view of this, it is necessary to understand how the digital transformation of the government has been interpreted by citizens. For this, it was established as a general research objective 'to analyze the knowledge of citizens about the digital transformation of the government based on their own manifestation in social media'. To achieve this objective, the study was limited to the investigation of manifestations related to the digital government strategy, and the research universe was detailed in terms of elements (publication/commentary on Decree nº 10.332/2020 and/or that addresses the Digital Government), sampling units (social media: Facebook, Instagram, Twitter and YouTube), extension (no geographical limits were established) and time (04/28/2020 to 10/27/2021). Due to the fluctuation of information in social media, data collection and analysis was performed, respectively, by netnography and content analysis. The research is relevant because, in the literature, the opinion and understanding of citizens about the digital transformation of the government remains unknown, requiring investigation and empirical basis. In addition, the application of a relatively new method, capable of capturing manifestations on the Web, such as netnography, can contribute to analyzing the opinion and understanding of citizens on this issue, and it is in this sense that the originality and originality of this research can be understood. Data were collected through search tools on social media, stored in an Excel spreadsheet and analyzed using the Iramuteq software. The following analyzes were then carried out: Frequency of Manifestations, Public Deliberation, Word Cloud, Similitude Graph and Descending Hierarchical Classification; the latter, complemented by a Correspondence Factorial Analysis. The results revealed that social media are important spaces to promote citizen participation, that there is a frequent interaction of citizens in discussions involving the digital transformation of the government, and is characterized by expressions of positive and negative opinion, but with a predominance of the first, and that the discourses can be classified into three lexical classes: one of them has a higher hierarchical position than the others, and is strongly related to the current pandemic situation that plagues the world; the other two, in turn, are very similar to each other, there is no hierarchy between them, and both refer directly to the digital aspect of government. The research findings are limited to the research object and the method used and to posts classified as public by the user and those that may have been made by robots. Having fulfilled all the established objectives, the research was closed with notes directed to future researches.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
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