Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45835
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TasmimAlvesGregorim.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Representações mentais do controle do arco na percepção de violinistas profissionais de Brasília
Autor(es): Gregorim, Tasmim Alves
E-mail do autor: tasmimgregorim@gmail.com
Orientador(es): Freire, Ricardo José Dourado
Assunto: Representações mentais
Pedagogia
Controle de arco
Violinistas
Data de publicação: 28-Abr-2023
Referência: GREGORIM, Tasmim Alves. Representações mentais do controle do arco na percepção de violinistas profissionais de Brasília. 2022. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar como as Representações Mentais podem auxiliar no controle do arco em exercícios técnicos violinísticos. Para Dalagna, Lã e Welch (2013), o fenômeno da Representação Mental é um plano antecipatório da performance musical real, desse modo, a pergunta norteadora deste trabalho é: como as Representações mentais podem auxiliar no controle do arco em exercícios técnicos violinísticos? Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com análise de conteúdo e abordagem qualitativa. Além disso, utilizamos a plataforma Zoom para realizar entrevistas semiestruturadas com sete violinistas profissionais de Brasília (DF), demonstrando exercícios técnicos específicos do controle do arco escolhidos por escolha pessoal com a finalidade de identificar o fenômeno da Representação Mental. O trabalho discute o conceito de Representações mentais; apresentamos controle do arco na percepção da física, e da literatura violinística; propõe analisar e descrever exercícios técnicos propostos por Ševčík (1852-1934), Fischer (1988) e Dounis (1886-1954), que podem oferecer subsídios para a construção de Representações Mentais do controle do arco, a partir da coordenação do controle muscular, percepção auditiva e compreensão de aspectos técnicos. A metodologia discute a percepção dos violinistas profissionais de Brasília sobre o controle do arco. Os resultados apontam que, mediante a exposição dos exercícios técnicos foi possível identificar Representações mentais dos violinistas, e como esse fenômeno pode contribuir para os processos de formação, seja lembrando, antecipando, criando, recriando, solucionando, etc. Ademais, a pesquisa demonstrou que este fenômeno é epistémico. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstram a importância da curiosidade epistêmica no próprio processo do desenvolvimento individual, além de contribuir com a junção do ramo da psicologia cognitiva com a música, especificamente Representações mentais do controle de arco de violinistas.
Abstract: The objective of this study was to identify how Mental Representations can help control the bow in technical violin exercises. For Dalagna, Lã and Welch (2013), the phenomenon of Mental Representation is an anticipatory plan of the real musical performance, therefore the guiding question of this assignment is: how can mental representations help in arch control? For this, we conducted a bibliographical, descriptive research, with content analysis and a qualitative approach. In addition, we used the Zoom platform to conduct semi-structured interviews with seven professional violinists from Brasília (DF), demonstrating specific technical exercises of bow control chosen by instinct in order to identify the phenomenon of Mental Representation. The assignment discusses the concept of Mental Representations; we present bow control in the perception of physics and violin literature; proposes to analyze and describe technical exercises proposed by Ševčík (1852-1934), Fischer (1988) and Dounis (1886-1954), which can offer subsidies for the construction of Mental Representations of the arc control, from the coordination muscle control, auditory perception and understanding of technical aspects. The methodology, discusses the perception of professional violinists in Brasília about bow control. The results show that, through the exposure of the technicians, it was possible to identify mental representations of violinists, and how this phenomenon can contribute to the formation processes, remembering, anticipating, creating, recreating, solving, etc. this phenomenon is epistemic. The results in this cognitive research are important for epistemic curiosity in the process of individual development, in addition to being found with the music of the branch of psychology, specifically Mental representations of violinist control.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.