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Título: Do Cerrado ao conhecimento da Botânica por meio de TIC
Autor(es): Campos, Neysson Alvim
Orientador(es): Gomes, Sueli Maria
Assunto: Morfologia vegetal
Sequência didática investigativa
Jogos interativos
Jogos educativos
Processo de ensino - aprendizagem
Data de publicação: 24-Abr-2023
Referência: CAMPOS, Neysson Alvim. Do Cerrado ao conhecimento da Botânica por meio de TIC. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino de Botânica tem sido apontado como desestimulante e pouco atrativo para os alunos e isto tem contribuído para a cegueira botânica reportada na literatura. Os jovens vivem num mundo de tecnologias que têm sido pouco utilizadas na escola. Neste contexto, o presente trabalho objetivou desenvolver e aplicar uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a morfologia das angiospermas e aplicar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como facilitadoras da aprendizagem. Questionários diagnósticos foram respondidos por discentes e docentes de duas escolas públicas; suas respostas foram analisadas e apresentadas em gráficos. A maioria dos alunos mostrou interesse pelo estudo de Botânica (59,1% e 71,4%); já os professores apontaram ter pouca afinidade e mais dificuldade de ensinar este conteúdo do que outros temas. Recursos didáticos inéditos foram elaborados e aplicados, primeiro com a SDI “Uma planta para chamar de minha!”, que se iniciou com um vídeo sobre o desenvolvimento, floração e frutificação do pepino, seguido da problematização e levantamento de hipóteses. Depois os estudantes fotografaram paisagens e plantas e comentaram sobre as mesmas, “adotaram” uma planta nativa do Cerrado fornecida pelo professor, plantaram em casa e fotografaram. A SDI foi finalizada com uma aula em que o professor usou as imagens produzidas pelos alunos. O engajamento dos alunos na SDI foi alto (80% e 88%), sendo espontâneo, voluntário e sem a coerção de notas. Recursos didáticos do tipo Hot Potatoes foram produzidos, aplicados nas turmas e avaliados pelos discentes. A partir destes recursos, os estudantes tiveram acesso a textos inéditos, descrições de vegetais e das estruturas que os constituem e nomes populares e científicos. As espécies escolhidas foram prioritariamente nativas do Cerrado, valorizando esse importante bioma brasileiro. Os cinco produtos didáticos autorais foram respondidos nos navegadores de internet, sendo corrigidos automaticamente, com a oportunidade de o estudante corrigir eventuais erros. As TIC tiveram participação de cerca de 90 alunos, em geral com desempenho acima de 75% de acertos entre as cinco atividades e muitos alunos alcançaram 100% de acertos. A maioria dos discentes avaliou de modo positivo as atividades Hot Potatoes, com destaque ao JQuiz “Como são os órgãos de uma planta?”, considerada boa ou excelente por 80% dos estudantes. Este software gratuito se mostrou versátil e muito útil no ensino de Botânica. Tanto a SDI como as atividades Hot Potatoes proporcionaram o protagonismo estudantil, estimularam a autonomia dos alunos e a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
Abstract: Botany teaching has been pointed out as discouraging and unattractive to students and this has contributed to the botanical blindness reported in the literature. Young people live in a world of technologies that have not been little used in the school. In this context, the present work aimed to develop and apply an investigative didactic sequence (IDS) on the angiosperm morphology and apply information and communication technologies (ICT) as learning facilitators. Diagnostic questionnaires were answered by students and teachers from two public schools; their answers were analyzed and presented in graphs. Most students showed interest in the study of Botany (59.1% and 71.4%); on the other hand, teachers indicated having little affinity and more difficulty on teaching this content than other subjects. Unpublished teaching resources were developed and applied, first with the IDS “A plant to call my own!”, which began with a video on the development, flowering and fruiting of the cucumber, followed by questioning and raising hypotheses. Then the students photographed landscapes and plants and commented on them, they “adopted” a native Cerrado plant provided by the teacher and planted them at home and photographed. The IDS ended with a class in which the teacher used the images produced by the students. Student engagement in IDS was high (80% and 88%), being spontaneous, voluntary and without the coercion of grades. Didactic resources of Hot Potatoes type were produced, applied in the classes and evaluated by the students. From these resources, students had access to unpublished texts, descriptions of plants and the structures that constitute them, and popular and scientific names. The species chosen were mainly native to the Cerrado, valuing this important Brazilian biome. The five authorial didactic products were answered in the internet browsers, being corrected automatically, with the opportunity for the student to correct any errors. About 90 students participated in ICT, in general with a performance above 75% of correct answers among the five activities and many students reached 100% of correct answers. Most students evaluated the Hot Potatoes activities positively, with emphasis on the JQuiz “How are the organs of a plant?”, considered good or excellent by 80% of the students. This free software proved to be versatile and very useful in Botany teaching. Both the IDS and the Hot Potatoes activities provided student protagonism and stimulated student autonomy and active student participation in the construction of the knowledge.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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