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Título: A universidade viva de Darcy Ribeiro : a paisagem no Plano Diretor do campus 60 anos depois
Outros títulos: La universidad viva de Darcy Ribeiro : el paisaje en el Plan Maestro del campus 60 años después
Autor(es): Aliaga Fuentes, Maribel del Carmen
Silva, Carolina Pescatori Candido da
Martins, Paola Caliari Ferrari
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Paisagens
Território
Patrimônio
Plano diretor
Campus universitário
Data de publicação: 17-Dez-2022
Editora: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
Referência: ALIAGA FUENTES, Maribel Del Carmen; PESCATORI, Carolina; MARTINS, Paola Caliari Ferrari. A universidade viva de Darcy Ribeiro: a paisagem no Plano Diretor do campus 60 anos depois. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S.l.], v. 3, n. 10, 2022. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/3323. Acesso em: 30 mar. 2023.
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ALIAGA FUENTES, Maribel Del Carmen; PESCATORI, Carolina; MARTINS, Paola Caliari Ferrari. La universidad viva de Darcy Ribeiro: el paisaje en el Plan Maestro del campus 60 años después. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S.l.],v. 3, n. 10, 2022. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/3323. Acesso em: 30 mar. 2023.
Resumo: A Universidade de Brasília está vivendo um momento muito importante para seu futuro: a revisão do Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro, com uma proposta que irá estabelecer as diretrizes para a ocupação dos espaços do campus, tanto das áreas já construídas quanto das áreas de preservação, bem como, futuras expansões. Assim como qualquer cidade, a cidade da universidade precisa pensar continuamente seu espaço, sua ocupação e seu uso. Procurando equilíbrio entre a preservação do seu patrimônio cultural moderno, de valor reconhecido nacional e internacionalmente, se adequando aos enormes desafios impostos pela crise ambiental, ao crescimento e às demandas da população universitária. Este crescimento desejado, planejado e necessário precisa de diretrizes de projeto que entendam estes novos usuários que vêm de todo o distrito federal, e que ainda incorporem na sua paisagem as noções de sustentabilidade, inclusão e equidade. Apesar da clara predominância desses princípios e do seu enorme potencial social e paisagístico, existem limitações e desafios a serem vencidos. A relação do campus com as superquadras, de onde vêm parte importante dos fluxos de pedestres e onde a cidade ‘acontece’, é frágil, pouco generosa e implica em percursos muitas vezes arriscados, especialmente para os corpos mais vulneráveis. Por sua vez, a relação do campus com o lago Paranoá, um recurso paisagístico e ambiental extremamente valioso, também pode ser melhorada e ampliada. As áreas remanescentes de cerrado estão sofrendo processos de degradação e precisam de estratégias de conservação, viabilizando, assim, sua preservação e reconhecimento social.
Abstract: La Universidad de Brasilia atraviesa un momento muy importante para su futuro: la revisión del Plan Maestro del Campus Darcy Ribeiro, con una propuesta que establecerá las pautas para la ocupación de los espacios del campus, tanto en áreas ya construidas como en áreas de preservación, así como futuras ampliaciones. Como toda ciudad, la ciudad universitaria necesita pensar continuamente en su espacio, ocupación y uso. Buscando el equilibrio entre preservar su patrimonio cultural moderno, de valor reconocido nacional e internacionalmente, adaptándose a los enormes desafíos que plantea la crisis ambiental, el crecimiento y demandas de la población universitaria. Este crecimiento deseado, planificado y necesario necesita de lineamientos de diseño que entiendan a estos nuevos usuarios que vienen de todo el Distrito Federal, y que aún incorporen las nociones de sustentabilidad, inclusión y equidad en su paisaje. A pesar del claro predominio de estos principios y su enorme potencial social y paisajístico, existen limitaciones y retos a superar. La relación entre el campus y las supermanzanas, de donde proviene una parte importante del flujo peatonal y donde 'sucede' la ciudad, es frágil, poco generosa y muchas veces implica recorridos de riesgo, especialmente para los cuerpos más vulnerables. A su vez, la relación del campus con el lago Paranoá, recurso paisajístico y ambiental de gran valor, también puede mejorarse y ampliarse. Las restantes áreas del cerrado están en proceso de degradación y necesitan estrategias de conservación que permitan su preservación y reconocimiento social.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Licença: CC BY NC SA Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/3323. Acesso em: 30 mar. 2023.
DOI: https://doi.org/10.17271/rlass.v3i10.3323
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