Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45759
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlexandreLúcioAmaro.pdf972,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gestão orçamentária integrada ao planejamento estratégico do Instituto Federal do Acre - IFAC
Autor(es): Amaro, Alexandre Lúcio
E-mail do autor: mailto:ale.lucio.amaro@gmail.com
Orientador(es): Rocha Neto, João Mendes da
Assunto: Planejamento estratégico
Orçamento
Neoinstituionalismo
Instituto Federal do Acre (IFAC)
Data de publicação: 3-Abr-2023
Referência: AMARO, Alexandre Lúcio. Gestão orçamentária integrada ao planejamento estratégico do Instituto Federal do Acre – IFAC. 2022. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Rio Branco, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar como funciona a integração entre a Gestão Orçamentária e o Planejamento Estratégico adotado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), pelo qual foi analisada a situação orçamentária no período de 2018 a 2021, com o levantamento das necessidades e dificuldades encontradas pela gestão da instituição para a integração do orçamento junto ao planejamento estratégico institucional; e conhecimento dos mecanismos que contribuem para a distribuição do orçamento discricionário relacionado a ensino, pesquisa e extensão, direcionado aos objetivos do mapa estratégico da instituição e seus indicadores, de forma transparente e eficiente, colaborando com as funcionalidades das atividades fins dessa entidade educacional. Para isso, o objetivo geral é examinar como a redução orçamentária impacta na integração entre a Gestão Orçamentária e o Planejamento Estratégico do IFAC. A partir deste ponto, foram criados quatro objetivos específicos: levantar dados quanto à distribuição dos recursos com o diagnóstico da situação orçamentária do IFAC no período 2018 a 2021; conhecer as práticas e ferramentas que os gestores utilizam para o gerenciamento do orçamento institucional integrado ao Planejamento Estratégico; analisar, através de roteiro de entrevista, qual a percepção dos gestores da instituição quanto à importância da integração entre o orçamento e o Planejamento Estratégico; identificar quais objetivos estratégicos atuantes no ensino, na pesquisa e na extensão, definidos no Planejamento Estratégico da instituição, sofrem mais ou menos impactos com os cortes e/ou bloqueios orçamentários. Foram abordados os temas sobre o Institucionalismo, Neoinstituionalismo, Planejamento, Estratégia, Planejamento Estratégico, Orçamento Público e Governança. Trata-se de uma pesquisa aplicada e estudo de caso; sua abordagem tem característica de pesquisa qualitativa com tipologia de estudos exploratório-descritivos. Seu delineamento é de pesquisa bibliográfica. Foram coletados e analisados dados através de roteiros de entrevistas semiestruturadas e análise documental da instituição sobre gestão orçamentária e planejamento estratégico. Foram destacados cinco objetivos estratégicos da instituição que tem relação direta com ensino, pesquisa e extensão, nos quais foram analisados o desempenho de treze indicadores, sua relação com o orçamento da instituição, em quais deles há integração com a gestão orçamentária e os impactos que esses indicadores sofrem com cortes orçamentários.
Abstract: The present study aims to verify how the integration between the Budget Management and Strategic Planning adopted by the Federal Institute of Acre (IFAC) works, through which the budget situation in the period from 2018 to 2021, will be analyzed, to raise the needs and difficulties encountered. for the management of the institution for the integration of the budget with the institutional strategic planning during; to know the mechanisms that contribute to the distribution of the discretionary budget related to teaching, research and extension directed to the objectives of the institution's strategic map for the year 2022, in a transparent and efficient way, collaborating with the functionalities of the activities of this educational entity. For this, the general objective of this work is to examine how the budget reduction impacts the integration between the budget structure and the Strategic Planning of IFAC. From this point, four specific objectives were created, which are: collecting data on the distribution of resources with the diagnosis of the IFAC budget situation in the period 2018 to 2021; Know the practices and tools that managers use to manage the institutional budget integrated with Strategic Planning; To analyze, through an interview script, the perception of the institution's managers regarding the importance of the integration between the budget and the Strategic Planning; Identify which strategic objectives that work in teaching, research and extension, defined in the institution's Strategic Planning, suffer more or less impact with budget cuts and/or blockages. Themes on Institutionalism, Neo-institutionalism, Planning, Strategy, Strategic Planning, Public Budget and Governance were addressed. It is an applied research and case study, its approach has the characteristic of qualitative research with a typology of exploratorydescriptive studies. Its outlines are bibliographic research. Data were collected and analyzed through semi-structured interviews and document analysis of the institution on budget management and strategic planning. Five strategic objectives of the institution that are directly related to teaching, research and extension were highlighted, in which the performance of thirteen indicators were analyzed, their relationship with the institution's budget, which of them are integrated with budget the management and the impacts that these indicators suffer with budget cuts.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.