Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45541
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_AlfabetizacaoLetramentoTecnologicos.pdf401,45 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorSilva, Alcinéia de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Klever Corrente-
dc.date.accessioned2023-01-20T11:53:41Z-
dc.date.available2023-01-20T11:53:41Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45541-
dc.description.abstractPor que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafiospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização - tecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253pt_BR
dc.description.abstract1Why think of technology in an educational context? Are teachers and studentsprepared to deal with Information and Communication Technologies (ICTs) and its languages? What are the challenges to face? Can a teacher’s technological literacy be a means to overcome dilemmas and contradictions that pervade the relation between technology and education? With these issues as guiding principles, this study present and discuss data obtained in pedagogical experiments that were developed in the University of Brasilia. The objective is to show, according to teachers’ perceptions, the potentials and challenges intrinsic to the use of ICTs in schools, as well as to highlight the importance of technological literacy in the critical, reflective and citizenly molding of both teachers and students.pt_BR
dc.description.abstract2¿Por qué pensar en las tecnologías en el contexto educativo? ¿El profesor y los alumnos están preparados para manejar las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) y sus lenguajes? ¿Cuáles son los desafíos a ser enfrentados? ¿La alfabetización y el letramiento tecnológico del profesor pueden ser un medio para superar los dilemas y contradicciones que permean la relación entre tecnologías y educación? Teniendo estas cuestiones como principiospara conducir la investigación, este artículo presenta y discuten datos producidos en experiencia pedagógica desarrollada en la Universidad de Brasilia, para señalar, de acuerdo con las percepciones de los profesores las potencialidades y los desafíos intrínsecos al uso de TICs en la escuela, así como destacar la importancia de la alfabetización y del letramiento tecnológicos en la formación crítica, reflexiva y ciudadana, tanto del profesor como de los alumnos.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8975-5295pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4813-1862pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45541/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.