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Título: Educação (pesquisadora) pelo professor (pesquisador) em Geografia : desafios e possibilidades no/do espaço geográfico da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Suess, Rodrigo Capelle
E-mail do autor: rodrigo.capellesuess@gmail.com
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Docentes - perfil
Desenvolvimento profissional
Formação cidadã
Educação pela pesquisa
Geografia - estudo e ensino
Data de publicação: 10-Jan-2023
Referência: SUESS, Rodrigo Capelle. Educação (pesquisadora) pelo professor (pesquisador) em Geografia: desafios e possibilidades no/do espaço geográfico da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. 367 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O que foi defendido nesta tese é que o fomento ao professor pesquisador da Educação Básica, em geral, e da Geografia, em específico, corrobora com um ensino e desenvolvimento profissional mais elaborado e complexo, autônomo e autor, portanto, de melhor qualidade. O tema abordado teve como ponto de partida o meu mundo herdado e vivido na busca de processos de aperfeiçoamento humano e profissional. Assim, a educação pesquisadora pelo professor pesquisador é uma conceituação para um ensino e desenvolvimento profissional mais criativo, autônomo, autoral e de maior relevância social pautada, sobretudo, pela pesquisa enquanto princípio científico e educativo. Dessa forma, o objetivo geral foi analisar os desafios e possibilidades dessa educação e professor no espaço geográfico da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Educação do Distrito Federal – RPEDF – SEEDF. Metodologicamente, recorremos à diversos métodos e abordagens. Como principal amostragem tivemos a análise de dados de 682 professores efetivos de Geografia da RPE-DF – SEEDF e a análise de conteúdo de 130 formulários eletrônicos respondidos por eles. Os resultados obtidos atestaram que o baixo estímulo ofertado pelo espaço geográfico da RPE-DF – SEEDF aos professores reflete no desenvolvimento de uma atuação profissional, com pouca autonomia e autoria, e um processo de ensino-aprendizagem pouco elaborado e complexo. Dessa maneira, os principais desafios para a sua efetivação se relacionam à infraestrutura, às condições de trabalho, ao acesso a tecnologias e equipamentos tecnológicos, mas igualmente aos problemas de formação, à ausência de espaços e tempos que favoreçam a pesquisa no ensino e profissão, à desvalorização da carreira, às dificuldades no acesso à Pós-Graduação e à falta de políticas públicas de inclusão social e digital para os estudantes. Já as possibilidades estão relacionadas ao contexto histórico institucional favorável as inovações educacionais, ao perfil diversificado de professores, à escola de formação continuada, à coordenação pedagógica e à licença para estudos (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). Ainda, embora apresentem poucas experiências de alta intensidade e desenvolvam atividades de baixa complexidade com a pesquisa, reconhecem a sua importância na educação e acreditam que o fomento do professor pesquisador corrobora com uma educação de melhor qualidade. Desse modo, por essas e outras razões, reforçamos a ideia da educação pesquisadora pelo professor pesquisador como um movimento progressista de defesa da melhoria da educação e qualidade do trabalho docente.
Abstract: What was defended in this thesis is that the fomentation to the researcher teacher of Basic Education, in general, and Geography, in particular, corroborates with a more elaborate and complex teaching and professional development a more elaborate and complex, autonomous and author education and professional development, therefore, of better quality. The theme addressed had as its starting point my inherited and lived world in the search for processes of human and professional improvement. Thus, the research education by the teacher researcher is a conceptualization for a more creative, autonomous, authorial and of greater social relevance teaching and professional development guided, above all, by research as a scientific and educational principle. Thereby, the general objective was to analyze the challenges and possibilities of this education and teacher at the geographic space of the Public Education Network, associated to the Education Department of District Capital – RPE-DF – SEEDF. Methodologically, we use different methods and approaches. As the main sampling we had the analysis of data from 682 effective teachers of Geography in the RPE-DF – SEEDF and the content analysis of 130 electronic forms answered by them. We The results obtained attested that the low offered stimulation provided to the teachers by the geographic space at RPE-DF – SEEDF reflects on their development and professional performance, with low autonomy and authorship, and on a less elaborated and complex teaching-learning process. Therefore, the main challenges are related to the infrastructure, the work conditions and the access to technology and technological equipment, but equally to problems resulted from their formation; from their initial and continued formation, the absence of spaces and times that favor the research at school and profession, the salary devaluation, the difficulties on the access to the Post-graduation and to the absence of public polices of social and digital inclusion for the students. Already, the possibilities are related to the favorable institutional historical context, favorable historical context, the diverse teachers’ profile, the school for continued formation, the pedagogical coordination and license for studies (Master's, Doctoral and Post-Doctoral). Still, despite of few high intensity experiences and develop lowcomplexity activities with the research, they believe that the fomentation disposed by the researcher teacher corroborates with a better quality education. Therefore, for these and other reasons, we reinforce the idea of research education by the research teacher as a progressive movement in defense of education and the quality of teaching work.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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