Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45459
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_VozesIndigenasContato.pdf678,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vozes indígenas : o contato vivido e contado
Autor(es): Ramos, Alcida Rita
Assunto: Antropologia
Povos indígenas
Data de publicação: 26-Jan-2018
Editora: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB).
Referência: RAMOS, Alcida Rita. Vozes indígenas: o contato vivido e contado. Anuário Antropológico, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 117-143, 1987. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6392. Acesso em: 19 jan. 2022.
Resumo: Nos anos cinqüenta, Darcy Ribeiro profetizou a transformação dos índios brasileiros em “índios genéricos”, empobrecidos ao extremo, estigmatizados por todos e desprovidos de suas culturas e tradições especificas (Ribeiro, 1970: 222). Dada a dizimação da população indígena, a constante perda de seus territórios, o esbulho de recursos e de trabalho e a crua perseguição armada contra os índios, esse pessimismo do etnólogo era bastante compreensível. Durante quase cinco séculos, uma longa lista de povos indígenas enfrentou, um após outro, os mesmos problemas que levaram muitos à extinção e outros a uma sobrevivência precária. Mas, surpreendentemente talvez, a imagem do alquebrado índio genérico não é agora mais do que uma ficção. A profecia de Darcy Ribeiro não se realizou.
Licença: Copyright (c) 1988 Anuário Antropológico (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6392.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.