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Título: Epicteto e Laozi : paralelos e diferenças na construção do arquétipo do sábio
Autor(es): Santana, André Capistrano Gama
E-mail do autor: andre.santana@unb.br
Orientador(es): Dinucci, Aldo Lopes
Coorientador(es): Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
Assunto: Estoicismo
Epicteto
Sabedoria
Laozi
Daoísmo
Data de publicação: 22-Dez-2022
Referência: SANTANA, André Capistrano Gama. Epicteto e Laozi: paralelos e diferenças na construção do arquétipo do sábio. 2022. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como proposta estabelecer uma análise comparada sobre os aspectos constitutivos da figura do sábio a partir duas tradições filosóficas distintas: o estoicismo de Epicteto e o daoísmo de Laozi. Com esse intuito, iremos nos dedicar, em primeiro lugar, à discussão da ideia de filosofia como modo de vida, proposta por Pierre Hadot, pois o sábio estoico e o daoísta são apresentados, por essas duas tradições, como aquele que aplica os elementos teóricos de suas escolas filosóficas em sua vida prática. Em seguida, iremos abordar a figura do sábio e as suas principais características. Nesse ponto do trabalho, concentramos nossos esforços na tentativa de propor uma definição do sábio, de acordo com Epicteto e Laozi. Será nesse tópico do trabalho que investigaremos também dois elementos cruciais para a construção da figura do sábio: a vida de acordo com a natureza e a maneira como o sábio age no mundo, momento em que discutiremos os conceitos de prohairesis e wuwei. Finalmente, na última parte do nosso trabalho, voltaremos nossa atenção para analisar a ideia de exercícios espirituais e como o sábio de Epicteto e de Laozi compartilham algumas dessas práticas.
Abstract: The present work proposes to establish a comparative analysis on the constitutive aspects of the figure of the sage from two distinct philosophical traditions: Epictetus' stoicism and Laozi's daoism. For this purpose, we will dedicate ourselves, first, to the discussion of the idea of philosophy as a way of life, proposed by Pierre Hadot, for the stoic and daoist sages are presented, by these two traditions, as the one who applies the theoretical elements of his philosophical schools in his practical life. Next, we will approach the figure of the sage and their main characteristics. At this point, we will focus our efforts on the attempt to propose a definition of the sage, according to Epictetus and Laozi. It will be in this topic of our dissertation that we will also investigate two crucial elements for the construction of the figure of the sage: live according to nature and the way the sage acts in the world, occasion that we will discuss the concepts of prohairesis and wuwei. Finally, in the last part of our text, we will turn our attention to analyzing the idea of spiritual exercises and how the sage of Epictetus and Laozi share some of these practices.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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