Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45344
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IgorPassosPires.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIcle, Gilberto-
dc.contributor.authorPires, Igor Passos-
dc.date.accessioned2022-12-20T22:08:05Z-
dc.date.available2022-12-20T22:08:05Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.date.submitted2022-08-28-
dc.identifier.citationPIRES, Igor Passos. Estratégias pedagógico-performativas para o ensino de Teatro: um estudo com seis professores/ as no Distrito Federal, Brasil. 2022. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45344-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no campo da Performance e Educação, estuda a prática docente em Teatro e foca o olhar sobre as estratégias pedagógico-performativas usadas pelos/as docentes para minimizar as dificuldades do cotidiano da escola. O objetivo da pesquisa foi compreender como professores/as de Arte, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, licenciados/as em Artes Cênicas, performam as dificuldades da sala de aula em soluções cotidianas. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores/as de três Regiões Administrativas do Distrito Federal – a saber: Samambaia, Ceilândia e Brazlândia. Além das entrevistas foram utilizados, ainda, dados advindos das aulas ministradas pelo próprio pesquisador durante os anos de 2020 e 2021, também na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Os dados foram analisados a partir dos campos Performance e Educação (PAZ, 2020; PAZ; ICLE, 2020; ICLE; BONATTO, 2017; PINEAU, 2013) e Estudos da Performance (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2006). Infere-se que, frente às dificuldades cotidianas encontradas na escola, os/as professores/as criam estratégias pedagógico-performativas para desenvolverem o ensino de Teatro. Identificam-se três estratégias que serão desenvolvidas ao longo da dissertação, sendo elas: a) Performance docente como ação de deformar; b) Atenção performativa e c) Bricolagem performativa. Conclui-se, ademais, que tais estratégias são concebidas ao longo de seus trajetos como docentes, sendo, então, modos de experimentação da prática e de aposta em um saber do corpo e que abre espaços propícios ao trabalho com a linguagem teatral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias pedagógico-performativas para o ensino de Teatro : um estudo com seis professores/ as no Distrito Federal, Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogia do teatropt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.description.abstract1This research is part of the field of Performance and Education, studies the teaching practice in Theater and focuses on the pedagogical-performative strategies used by teachers to minimize the difficulties of everyday school life. The objective of the research was to understand how Art teachers, from the Public Education Network of the Federal District, graduated in Performing Arts, perform the difficulties of the classroom in everyday solutions. To this end, semi-structured interviews were carried out with six teachers from three Administrative Regions of the Federal District – namely: Samambaia, Ceilândia and Brazlândia. In addition to the interviews, data from the classes given by the researcher during the years 2020 and 2021, also in the Public Education Network of the Federal District, were used. Data were analyzed from the fields of Performance and Education (PAZ, 2020; PAZ; ICLE, 2020; ICLE; BONATTO, 2017; PINEAU, 2013) and Performance Studies (TAYLOR, 2013; SCHECHNER, 2006). It is inferred that, faced with the daily difficulties encountered at school, the teachers create pedagogical-performative strategies to develop the teaching of Theater. Three strategies are identified that will be developed throughout the dissertation, namely: a) Teacher performance as an action to deform; b) Performative attention and c) Performative bricolage. It is concluded, moreover, that such strategies are conceived along their paths as teachers, being, therefore, ways of experimenting with the practice and betting on a knowledge of the body that opens spaces conducive to working with theatrical language.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.