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Título: A proteção de dados pessoais e da propriedade intelectual no ensino remoto : estudo de caso no Centro Universitário Uniprojeção
Autor(es): Martirena, Ricardo Pedroza
E-mail do autor: mailto:ricardojaguarao@gmail.com
Orientador(es): Silva, Mônica Valero da
Assunto: Ensino remoto
Proteção de dados
Segurança da informação
Data de publicação: 15-Dez-2022
Referência: MARTIRENA, Ricardo Pedroza Martirena. A proteção de dados pessoais e da propriedade intelectual no ensino remoto: estudo de caso no Centro Universitário Uniprojeção. 2022. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O evento pandêmico de Covid-19 provou mudanças disruptivas na educação brasileira com a migração do ensino presencial para o ensino remoto com emprego de plataformas digitais. Os profissionais da educação tiveram que se adaptar à nova realidade e passaram a empregar um considerável fluxo de informações pela rede mundial de computadores, envolvendo dados pessoais e materiais didáticos protegidos por propriedade intelectual. Essa realidade motivou a realização do presente estudo que se deu por pesquisa exploratória e bibliográfica sobre o emprego das plataformas digitais no ensino remoto com estudo de caso em Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal para analisar os benefícios da modalidade remota e as implicações sobre a segurança da informação para proteção de dados pessoais e da propriedade intelectual em face da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. A pesquisa foi aplicada porque busca empregar os conhecimentos obtidos para a solução de problemas decorrentes dessa modalidade de ensino. Os resultados preliminares da pesquisa revelaram que a mudança do ensino presencial para o remoto trouxe benefícios e novos desafios para a inclusão educacional, impôs adoção de novas estratégias didáticas aos docentes e a necessidade de treinamento e formação de políticas de segurança da informação para dar conformidade legal com proteção adequada de dados pessoais e da propriedade intelectual envolvida nos processos acadêmicos.
Abstract: The Covid-19 pandemic has proved disruptive changes in Brazilian education with the migration from in person to online teaching using digital platforms. Education professionals had to adapt to the new reality and to employ a considerable flow of information throughout the world wide web, involving personal data and teaching materials protected by intellectual property. This reality motivated the realization of this study, which was carried out by exploratory and bibliographical research on the use of digital platforms in remote education with a case study in a Higher Education Institution of the Federal District to analyze the benefits of remote teaching and the implications on information security to the protection of personal data and intellectual property in according with the General Data Protection Law. The research was applied because it seeks to use the knowledge obtained to solve problems arising from this teaching modality. Preliminary research results revealed that the change from in person to online teaching brought benefits and new challenges for educational inclusion, imposed the adoption of new teaching strategies for teachers and the need of training, and information security policies to comply with legal protection adequate personal data and intellectual property involved in academic processes.
Unidade Acadêmica: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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