Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45184
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HaAssociacaoConsciencia.pdf395,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorMelo, Juliana Dafne Pereira de-
dc.contributor.authorMesquita, Kimberlinn Braga-
dc.contributor.authorJesus, Luciana Cássia de-
dc.contributor.authorAlves, Luciana Mendonça-
dc.date.accessioned2022-11-16T22:15:14Z-
dc.date.available2022-11-16T22:15:14Z-
dc.date.issued2022-04-22-
dc.identifier.citationMARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira et. al. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? Audiology - Communication Research, São Paulo, n. 27, art. e2591, 2022. DOI 10.1590/2317-6431-2021-2591. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45184-
dc.description.abstractObjetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherAcademia Brasileira de Audiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHá associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?pt_BR
dc.title.alternativeIs there an association between phonemic awareness and the reading ability of adolescents at secondary elementary school?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - linguagempt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial , que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591pt_BR
dc.description.abstract1Purpose: To ascertain the performance of adolescent’s phonemic awareness and corroborate the association between this skill and reading. Methods: Eighty-three adolescents participated in the study consisting of 58 girls and 25 boys aged between 11 and 16 years of age all being enrolled in the 6th to 9th grades of secondary elementary school in two public schools in Belo Horizonte. Phonemic awareness tests and word and pseudoword reading test were carried out. Results: Adolescents had difficulty in performing the phonemic segmentation task, on the other hand when performing the CVC subtraction and inversion tasks there was a ceiling effect. A positive correlation was found between the phonemic awareness tasks and the reading of words and pseudowords. Conclusion: This study concluded that the development of phonological awareness is still necessary in adolescence, i.e. the development of this skill contributes significantly to good reading performance at secondary elementary school level.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4254-2372pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1858-4158pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6865-2222pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0502-1578pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6403-4117pt_BR
dc.contributor.emailmailto:vomartins@unb.brpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.