Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45155
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_InovacoesTendenciasEnsino.pdf19,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
Autor(es): Amorim, Cláudia Naves David (org.)
Sales, Gustavo de Luna (org.)
Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)
Durante, Luciane Cleonice (org.)
Büttner, Simone Berigo (org.)
Assunto: Arquitetura
Acústica arquitetônica
Conforto ambiental
Sustentabilidade
Data de publicação: 2022
Referência: AMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8.
Resumo: O livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: A concessão da licença deste item refere-se aos termos de autorização assinados pelos organizadores com as seguintes condições: Atribuição-NãoComercial (BY-NC) Obrigatório dar crédito ao autor da obra. Proibido uso comercial da obra. Permite obras derivadas. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas do seu trabalho, desde que não comercialmente e sempre indicando sua autoria.Obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença, mas devem sempre dar os créditos à sua autoria.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.