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Título: Design como facilitador na experiência visual surda
Autor(es): Souza, Elisangela Tonelini
Maynardes, Ana Claudia
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0287-1136
https://orcid.org/0000-0001-8769-7987
Assunto: Surdos - educação
Design - recursos didáticos
Experiência visual
Data de publicação: 2021
Editora: UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Referência: SOUZA, Elisangela Tonelini; MAYNARDES, Ana Claudia. Design como facilitador na experiência visual surda. Interletras, Dourados, v. 9, n. 33, abr./set. 2021. DOI 10.29327/214648.9.33-3. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n33/conteudo/artigos/03.pdf?v=2. Acesso em: 07 nov. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo destacar a relevância do design como mediador no processo educacional e comunicacional acessível ao sujeito surdo no contexto acadêmico. Através de uma revisão sistemática da literatura, tem sido possível compreender como a aplicabilidade do design às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis é capaz de favorecer uma inclusão mais dinâmica e assertiva do surdo ao meio acadêmico. A partir dessas bases teóricas levantadas, foi possível concluir como é relevante a compreensão das especificidades da vivência educacional de estudantes surdos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva favorável a uma melhor experiência surda em conexão com as linguagens artísticas, visualidade, espacialidade linguística, comunicação, letramento visual e apropriação identitária e cultural desses estudantes. Dessa forma, espera-se contribuir com melhorias voltadas às práticas pedagógicas surdas e com o aprimoramento teórico-metodológico do processo educacional destes estudantes, pois os avanços científicos voltados ao desenvolvimento de uma educação inclusiva que tenha o design como processo facilitador para a criação de conteúdos didáticos visuais enriquecidos de artefatos contemporâneos são um diferencial no processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos.
Abstract: This article aims to contrast the relevance of design as a mediator in the educational and communicational process accessible to the deaf subject in the academic context. Through a systematic review of the literature, it has been possible to understand how an application of design to pedagogical practices and the development of didactic materials obtained is able to favor a more dynamic and assertive inclusion of the academic environment. From these theoretical basis, it was possible to conclude how is relevant the understanding of the specificities of the educational experience of deaf students for the development of an inclusive education favorable to the best deaf experience in connection with artistic languages; visuality; linguistic spatiality, communication, visual literacy and the identity and cultural appropriation of these students. So, it is expected to contribute with improvements aimed at deafpedagogical practices and with the theoretical and methodological improvement of the educational process of these students, because the scientific advances aimed at the development of an inclusive education that has design as a facilitating process for the creation of visual didactic contents enriched with contemporary artifacts are a differential in the teaching-learning process of these subjects.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela autora para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir de 04 out. 2022.
DOI: https://doi.org/10.29327/214648.9.33-3
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