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dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de-
dc.contributor.authorCunha, Luana Silva da-
dc.date.accessioned2022-10-03T18:09:39Z-
dc.date.available2022-10-03T18:09:39Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.date.submitted2022-08-03-
dc.identifier.citationCUNHA, Luana Silva da. A observação como instrumento de avaliação do progresso de crianças de seis anos aprendendo inglês: uma proposta de ação. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44960-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou como a observação pode ser utilizada como instrumento avaliativo em turmas de crianças de seis anos aprendendo inglês. O objetivo geral foi sugerir uma proposta de trabalho para avaliar esse público-alvo, tendo como princípio norteador a observação em classe. Os objetivos específicos foram (1) discutir o desenvolvimento sócio-cognitivo de crianças de seis anos no contexto escolhido; e (2) fazer um levantamento de como a observação pode ser utilizada como instrumento de avaliação na literatura especializada. Os pilares teóricos foram estudos sobre o desenvolvimento da linguagem e do pensamento (VYGOTSKY, 1991, 2000); o desenvolvimento cognitivo (VYGOTSKY, 1991; PIAGET, 1999;); as características da criança aprendendo línguas adicionais (MCKAY, 2006; PUCKETT; BLACK, 2000; entre outros); o ensino de línguas adicionais para crianças (MALTA, 2019; MAGIOLO; TONELLI, 2020; entre outros); a avaliação de crianças aprendendo línguas adicionais (CAMERON, 2001; TSAGARI, 2004; entre outros); e a observação na aprendizagem de línguas adicionais (MCKAY, 2006; GRONLUND; JAMES, 2013; entre outros). Este estudo foi básico quanto à sua natureza, exploratório quanto aos objetivos, bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos e qualitativo-interpretativista quanto à forma de abordagem do problema. A proposta apresentada ao final deste estudo foi elaborada em formato de plano de aula e conta com uma tabela com o detalhamento dos estágios de preparação de uma tarefa, uma lista de verificação para uma observação planejada e modelos de tabelas para anotações de observação incidental.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA observação como instrumento de avaliação do progresso de crianças de seis anos aprendendo inglês : uma proposta de açãopt_BR
dc.title.alternativeThe observation as an assessment instrument of the progress of six-year-old children learning English : an action proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sócio-cognitivopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigated how observation can be used as an assessment instrument in groups of six-year-old children learning English. The general objective was to suggest an action proposal to assess this target audience, having observation in class as a guiding principle. The specific objectives were (1) to discuss the socio-cognitive development of six-year-old children in the chosen context; and (2) to gather information about how observation can be used as an assessment instrument in the specialized literature. The theoretical bases were studies about language and thought development (VYGOTSKY, 1991, 2000); cognitive development (VYGOTSKY, 1991; PIAGET, 1999); characteristics of children learning additional languages (MCKAY, 2006; PUCKETT; BLACK, 2000; among others); teaching children additional languages (MALTA, 2019; MAGIOLO; TONELLI, 2020; among others); assessing children learning additional languages (CAMERON, 2001; TSAGARI, 2004; among others); and observation in additional languages learning (MCKAY, 2006; GRONLUND; JAMES, 2013; among others). This study was basic as for its nature, exploratory as for its objectives; bibliographical as for its technical procedures, and qualitative-interpretivist as for its way of approaching the problem. The proposal presented at the end of this study was designed in the form of a lesson plan and includes a table with details of task preparation stages, a list of verification for a planned observation, and table templates for incidental observation note-taking.pt_BR
dc.contributor.emailluacunha014@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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