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Título: Arrecadação de multas de trânsito pelo DER-DF nos anos de 2017 a 2019 : uma análise da eficácia e da eficiência dos agentes de fiscalização e dos instrumentos de autuação
Autor(es): Santana, Larissa Santos
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Assunto: Gestão pública
Multas de trânsito
Arrecadação de multas
Eficácia
Eficiência
Data de publicação: 26-Set-2022
Referência: SANTANA, Larissa Santos. Arrecadação de multas de trânsito pelo DER-DF nos anos de 2017 a 2019: uma análise da eficácia e da eficiência dos agentes de fiscalização e dos instrumentos de autuação. 2021. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação trata da eficácia e da eficiência, sob a ótica do comprometimento da receita, da arrecadação de multas de trânsito pelo DER-DF nos anos de 2017 a 2019. A pesquisa se propõe a apurar as receitas arrecadadas por cada modalidade de arrecadação de multa de trânsito, bem como as despesas vinculadas a cada uma delas. Tem como objetivo geral identificar o instrumento de autuação mais eficiente e o mais eficaz. Trabalhou-se com a hipótese de que os Pardais Fixos eram a modalidade que mais gera receitas para o órgão, sendo, portanto, a mais eficaz, e que a utilização de talonário em papel levaria à modalidade mais eficiente. Os dados foram obtidos por meio do canal de Ouvidoria do GDF e por meio de pesquisa de campo, do tipo documental, realizada no DER-DF, no período de maio de 2020 a abril de 2021. O estudo mostrou ser verdadeira a hipótese de que os Pardais Fixos são a modalidade de arrecadação mais eficaz, e parcialmente verdadeira a premissa de que a utilização de Talonário em Papel leva às modalidades mais eficientes, tendo em vista que Policiais do BPRv/PMDF, utilizando Talonário em Papel, se mostraram menos eficientes do que Agentes do DER-DF, utilizando Talonário Eletrônico, em todos os anos pesquisados.
Abstract: This dissertation deals with the effectiveness and efficiency, from the perspective of revenue commitment, of the collection of traffic fines by the DER-DF in the years 2017 to 2019. transit, as well as the expenses related to each of them. Its general objective is to identify the most efficient and effective assessment instrument. We worked with the hypothesis that the Fixed Sparrows are the modality that generates the most revenue for the agency, being, therefore, the most effective, and that the use of paper checkbooks led to the most efficient modality. The data were obtained through the GDF Ombudsman channel and through field research, of the documentary type, carried out at the DER-DF, from May 2020 to April 2021. The study showed that the hypothesis that Fixed Sparrows were the most effective collection modality, and the premise that the use of Paper Checkbook would lead to the most efficient methods is partially true, given that BPRv/PMDF Police Officers, using Paper Checkbook, proved to be less efficient. than DER-DF Agents, using Electronic Checkbook, in all years surveyed.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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