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Título: Arte computacional : o que reter, como reter? : o que guardar, como guardar?
Autor(es): Silva, Teófilo Augusto da
Orientador(es): Venturelli, Suzete
Assunto: Arte computacional
Obras computacionais
Mídias instáveis
Conservação estética
Preservação digital
Data de publicação: 26-Set-2022
Referência: SILVA, Teófilo Augusto da. Arte computacional: o que reter, como reter?: o que guardar, como guardar? 2022. 196 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta tese visa contribuir para a conservação da intenção estética das obras computacionais. As obras artísticas computacionais representam um limiar entre fazeres artísticos e científicos que representam uma forma diferente de refletir sobre o mundo e sobre os produtos culturais denominados tecnologias. Para a sociedade atual em que os processos computacionais estão cada vez mais hibridizados, com interfaces cada vez mais “naturais”, a obra de arte computacional, fruto da tradução de algoritmos em uma linguagem de máquina é ponto de reflexão sobre como nós seres humanos nos relacionamos com estes códigos e traduções entre nosso querer (intenção) e os resultados sensoriais (obras de arte computacionais). Os artistas que se utilizam das Linguagens de Programação para a produção de sua obra devem se atentar para a natureza da tecnologia que sempre caminha para a sua obsolescência com objetivo de evoluir para uma nova versão de si, isso nos direciona a uma problemática na preservação histórica da obra de arte computacional que até então tem tido como resultado a perda de muitas destas obras que não mais podem ser executadas em computadores atuais e cujo hardwares e softwares originais não mais são encontrados. Ao artista cabe preocupar-se não com a manutenção tecnológica, mas com a preservação da instrução poética, ou seja, devemos encontrar uma forma de deixar claro as intenções estéticas dos artistas com suas criações. Esta tese apresenta uma sugestão de um protocolo de conservação estética de obras computacionais a partir de reflexões históricas e ontológicas que demonstram a relação entre as tecnologias e a mensagem que cada obra intenciona proporcionar. Para tanto ela está dividida em duas partes: A primeira denominada “O que reter? O que guardar?” apresenta os três primeiros capítulos (“Uma história da Arte Computacional”, “A Arte e as Tecnologias da Informação e da Computação“e “Uma ontologia da Arte Computacional”) e tem por objetivo refletir sobre os processos formadores da Arte Computacional e a essência da mesma para entendermos o que deve ser preservado. Já a segunda parte “Como reter? Como guardar?” com o quarto capítulo (“Experiências em Conservação de Obras em Mídias Instáveis”) e quinto capítulo (“Protocolo de Conservação de Obra de Arte Computacional”), discorrem sobre as experiências práticas de conservação, as teorias específicas para esta problemática e a apresentação do modelo C7Art, que recebe este nome por ser derivado do Modelo C4 mas utilizar um mínimo de sete níveis e ter seu uso destinado aos objetos artísticos. No quinto capítulo ainda são apresentados os testes realizados com o protocolo nas obras EVO_CIRCUITO (Media Lab/UnB) e FUTURE VOICES (SN4TP/UdK).
Abstract: This thesis aims to contribute for the conservation of the aesthetic intention of computational artworks. Computational artworks represent a threshold between artistic and scientific activities and that represents a different way of reflecting on the world and on cultural products called technologies. For today's society in which computational processes are increasingly hybridized, with increasingly "natural" interfaces, the computational artworks are the result of the translation of algorithms into a machine language and this is a point of reflection on how we human beings we relate to these codes and translations between our will (intention) and sensory results (computational works of art). Artists who use Programming Languages in their artworks must pay attention to the nature of technology that always walks towards its obsolescence in order to evolve into a new version of itself, this leads us to a problem in historical preservation of the computational work of art that until then has resulted in the loss of many of these works that can no longer be executed on current computers and whose original hardware and software are no longer found. It is up to the artist to be concerned not with technological maintenance, but with the preservation of poetic instruction, that is, we must find a way to make clear the aesthetic intentions of artists with their creations. This thesis presents a suggestion of a protocol for the aesthetic conservation of computational works from historical and ontological reflections that demonstrate the relationship between technologies and the message that each work intends to provide. Therefore, it is divided into two parts: The first one called “What to retain? What to keep?” presents the first three chapters (“A history of Computational Art”, “The Art and Technologies of Information and Computing” and “An ontology of Computational Art”) and aims to reflect on the formative processes of Computational Art and the essence of it, to understand what should be preserved. The second part “How to retain? How to save?” with the fourth chapter (“Experiences in Conservation of Works in Unstable Media”) and fifth chapter (“Protocol for the Conservation of Computer Art Work”), they discuss practical conservation experiences, specific theories for this problem and the presentation of the C7Art model, which receives this name because it is derived from Model C4 but uses a minimum of seven levels and is intended for use in artistic objects. The fifth chapter also presents the tests carried out with the protocol in the EVO_CIRCUITO (Media Lab/UnB) and FUTURE VOICES (SN4TP/UdK) works.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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