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Título: Análise sobre a eficiência dos gastos públicos em educação no ensino fundamental do estado de Alagoas : uma avaliação usando DEA
Autor(es): Andrade, Daniel Mendes de
Orientador(es): Souza Júnior, Celso Vila Nova de
Assunto: Gastos públicos
Educação pública
Alagoas (AL)
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 13-Set-2022
Referência: ANDRADE, Daniel Mendes de. Análise sobre a eficiência dos gastos públicos em educação no ensino fundamental do estado de Alagoas: uma avaliação usando DEA. 2022. 78 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Vários estudos apontam a educação como o investimento mais promissor, refletindo positivamente tanto no aspecto econômico quanto não econômico de uma sociedade; no entanto, o atual cenário econômico e sua estrutura tributária não permite um aumento significativo de gastos neste setor, restando a eficiência como o recurso a ser desenvolvido. A presente dissertação procura analisar a qualidade dos gastos públicos em educação na rede pública municipal no ensino fundamental, em todas as cidades de Alagoas, estado com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, utilizando-se da análise envoltória de dados - DEA. Para isso, utilizou-se como insumo/input dados tradicionais que indicam infraestrutura da escola, capital, trabalho e riqueza do município, quais sejam: o número de professores da segunda fase do ensino fundamental (5ª a 9ª séries); a média de horas-aula diárias nesta etapa do ensino fundamental, multiplicadas pelo número de alunos matriculados neste período; número de escolas públicas de Ensino Fundamental com acesso a rede de energia elétrica e/ou que possuem sistema de esgoto; Produto Interno Bruto (PIB) municipal per capita. Como output, foram consideradas as notas de português e matemática na 9ª séria, na prova Saeb 2019, multiplicadas pelos alunos matriculados neste ano do ensino; bem como o inverso das despesas per capita no ensino fundamental. Concluiu-se que, ao se relacionar as cidades consideradas eficientes com o critério populacional, observou-se que a maior parte dos chamados benchmarking são representados pelos municípios que possuem os menores números de habitantes, corroborando a tese de que o aumento populacional dos municípios significa no aumento da demanda na educação e maiores desafios nesse setor.
Abstract: Several studies point to education as the most promising investment, positively reflecting both the economic and non-economic aspects of a society; however, the current economic scenario and its tax structure do not allow a significant increase in spending in this sector, leaving efficiency as the resource to be developed. The present dissertation seeks to analyze the quality of public spending on education in the municipal public network in elementary school, in all cities of Alagoas, a state with the lowest HDI (Human Development Index) in Brazil, using data envelopment analysis - DEA For this, traditional data were used as input/input that indicate school infrastructure, capital, work and wealth of the municipality, namely: the number of teachers in the second phase of elementary education (5th to 9th grades); the average daily class hours at this stage of elementary school, multiplied by the number ofstudents enrolled in this period; number of public elementary schools with access to the electricity network and/or that have a sewage system; Municipal Gross Domestic Product (GDP) per capita. As an output, the Portuguese and mathematics grades in the 9th grade were considered, in the Saeb 2019 test, multiplied by the students enrolled in this school year; as well as the inverse of per capita expenditure on primary education. It was concluded that, when relating the cities considered efficient with the population criterion, it was observed that most of the so-called benchmarking are represented by the municipalities that have the smallest number of inhabitants, corroborating the thesis that the population increase of the municipalities means in the increase in demand in education and greater challenges in this sector.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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