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Título: Política de regionalização de acesso à Universidade Federal do Acre : um estudo sobre o bônus do argumento de inclusão regional e seus reflexos na comunidade acadêmica
Autor(es): Lopes, Felipe dos Santos
Orientador(es): Mauerberg Junior, Arnaldo
Assunto: Sistema de Seleção Unificada (Brasil)
Políticas de inclusão regional
Evasão escolar
Retenção escolar
Data de publicação: 13-Set-2022
Referência: LOPES, Felipe dos Santos. Política de regionalização de acesso à Universidade Federal do Acre: um estudo sobre o bônus do argumento de inclusão regional e seus reflexos na comunidade acadêmica. 2022. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No Brasil, o acesso as universidades públicas se mostram cada vez mais concorrido. Com o advento do Sistema de Seleção Unificada - SiSU, a seleção proporcionou o aumento do escopo de candidatos aptos a candidatar-se as vagas independentemente da localidade da instituição pretendida, criando situações especificas em função de algumas dinâmicas de movimentação estudantil dentro do território nacional. Em 2018 a Universidade Federal do Acre-UFAC, implementa uma ação afirmativa com a finalidade de equiparar as condições de concorrência de alunos do Acre em função das desigualdades na qualidade e oportunidades da educação básica. Com a implementação desta política espera-se que se criem condições favoráveis a superação de processos de emigração de profissionais do estado do Acre, logo após a conclusão do curso superior, bem como a redução do número de vagas ociosas e evasão de estudantes ao longo do curso. O estudo se propõe a identificar os impactos nestes dois objetivos pretendidos pelo bônus do Argumento de Inclusão Regional.
Abstract: In Brazil, access to public universities is increasingly competitive. With the advent of Unified Selection System - SiSU, the selection provided an increase in the scope of candidates able to apply for vacancies regardless of the location of the intended institution, creating specific situations due to some dynamics of student movement within the national territory. In 2018, the Federal University of Acre-UFAC implements an affirmative action in order to equalize the conditions of competition of students in Acre due to inequalities in the quality and opportunities of basic education. With the implementation of this policy, it is expected that favorable conditions will be created to overcome the processes of emigration of professionals from the state of Acre, soon after the conclusion of the higher education course, as well as the reduction of the number of idle vacancies and dropout of students throughout the course. The study aims to identify the impacts on these two objectives intended by the bonus of the Regional Inclusion Argument.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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