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Título: Alimentação, sustentabilidade e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como proposta didática em projetos de Educação Ambiental e Ciências Ambientais para os professores da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Paiva, Mércia Vandecira Nunes de
E-mail do autor: mailto:mercia.nunespaiva@gmail.com
Orientador(es): Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto: Alimentação escolar
Sustentabilidade
Hortaliças - consumo
Plantas alimentícias não convencionais
Educação ambiental
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: PAIVA, Mércia Vandecira Nunes de. Alimentação, sustentabilidade e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como proposta didática em projetos de Educação Ambiental e Ciências Ambientais para os professores da rede pública do Distrito Federal. 2022. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Discutir a alimentação no âmbito escolar tem sido imperativo por diversos fatores, dentre eles, o aumento de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre crianças e jovens, como obesidade, subnutrição e diabetes tipo 2. O baixo consumo de hortaliças pela população tem sido um sintoma do aumento dessas doenças. Para estimular esse debate nas escolas, foi proposto nesta pesquisa um curso de extensão que visa à utilização das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC em projetos de Educação Ambiental – EA. Na revisão bibliográfica foram encontradas pouquíssimas publicações que utilizam PANC como ferramenta de educação ambiental, objetivou-se, então, a elaboração de um curso de extensão para encorajar professores a incluírem essa temática em seus projetos. A metodologia desta pesquisa de mestrado foi qualitativa e baseada na revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias que envolviam combinações dos descritores: “plantas alimentícias não convencionais” na Educação Ambiental no Distrito Federal, “alimentação escolar”, “horta” e “compostagem”. Já a metodologia do curso de extensão foi baseada nas metodologias ativas, que são aquelas nas quais o estudante, neste caso o professor-cursista, é o protagonista central de sua aprendizagem. Dentre elas optou-se pela problematização, representada pelo Arco de Maguerez. Como resposta ao curso, pode-se ratificar a relevância e boa aceitação da proposta por meio de questionários que foram aplicados antes e depois do curso. Por fim, percebeu-se que o consumo de PANC ainda é muito incipiente pela população e mais ainda no ambiente escolar. Além disso, os projetos de educação ambiental referentes à alimentação ainda são muito remotos. Conclui-se o que o curso permitiu maior conhecimento, socialização e utilização das PANC em projetos que serão aplicados pelos professores em suas unidades escolares.
Abstract: To discuss food in the school environment has been imperative due to several factors, among them, the increase in cases of non-communicable chronic diseases among children and young people, such as obesity, malnutrition and type 2 diabetes. The low consumption of vegetables by the population has been a symptom of the increase in these diseases. To stimulate this debate in schools, an extension course was proposed in this research that aims to use NonConventional Food Plants - PANC in Environmental Education projects – EA. In the bibliographic review, very few publications were found that use PANC as an environmental education tool, so the objective was to develop an extension course to encourage teachers to include this theme in their projects. The methodology of this master's research was qualitative and based on the bibliographic review of primary and secondary sources that involved combinations of the descriptors: "unconventional food plants" in Environmental Education in the Federal District, 'school feeding', 'garden' and 'composting'. The methodology of the extension course, on the other hand, was based on active methodologies, which are those in which the student, in this case the teacher-student, is the central protagonist of their learning. Among them, problematization was chosen, represented in this case by the Arch of Maguerez. As a response to the course, the relevance and good acceptance of the proposal can be confirmed through questionnaires that were applied before and after the course. Finally, it was noticed that the consumption of PANC is still very incipient by the population and even more in the school environment. In addition, environmental education projects related to food are still very remote. It is concluded that the course allowed greater knowledge, socialization and use of PANC in projects that will be applied by teachers in their school units.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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