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Título: Capacidades dinâmicas em tempos de pandemia : um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior
Autor(es): Correia, Rogério da Silva
Orientador(es): Dias, Cleidson Nogueira
Assunto: Capacidades dinâmicas
Setor público
Universidades federais
Data de publicação: 31-Ago-2022
Referência: CORREIA, Rogério da Silva. Capacidades dinâmicas em tempos de pandemia: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior. 2022. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As Capacidades Dinâmicas (CDs) são aquelas que possibilitam a criação, modificação e reconfiguração de rotinas e processos essenciais em meio a ambientes diversos, inclusive o setor público. Elas surgiram voltadas para o setor privado, com o intuito de entender a vantagem competitiva em cenários que mudam rapidamente, porém, organizações públicas podem fazer uso desse construto. A Universidade Federal do Acre (UFAC), uma instituição pública de ensino superior, sofreu ao ter que suspender suas atividades com a instabilidade causada pela COVID-19. Assim, o objetivo deste estudo é compreender quais as Capacidades Dinâmicas contidas nas ações em resposta à pandemia da COVID-19 na UFAC. Para atingi-lo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, fazendo uso da Análise de Conteúdo, com apoio do software Iramuteq, para analisar os dados obtidos por pesquisa documental e pelas entrevistas. Este estudo se justifica por abordar a lacuna existente nos estudos sobre a relação entre as CDs e setor público. Como principal resultado, demonstrou a manifestação das CDs de Detecção, Aproveitamento e Reconfiguração, com destaque a esta última, em um órgão público que precisou reorganizar seus recursos devido a eventos externos. Por fim, tem-se que este estudo trouxe as seguintes contribuições: explicitar a aplicação das CDs também no setor público; adaptar um instrumento quantitativo para uma abordagem qualitativa de acordo com a natureza do fenômeno em estudo; evidenciar a presença de um inter-relacionamento entre as Capacidades de Detecção, Aproveitamento e Reconfiguração; e discutir como os recursos e processos de uma organização podem evoluir, ou seja, não são estáticos, contribuindo para a Visão Baseada em Recursos em cenários de instabilidade ou dinâmicos.
Abstract: Dynamic Capabilities (DC) are those that enable the creation, modification and reconfiguration of essential routines and processes in diverse environments, including the public sector. They emerged focused on the private sector, in order to understand competitive advantage in rapidly changing scenarios, but public organizations can make use of this construct. The Federal University of Acre (UFAC), a public higher education institution, suffered from having to suspend its activities with the instability caused by COVID-19. Thus, the objective of this study is to understand the Dynamic Capabilities contained in the actions in response to the COVID19 pandemic at UFAC. To achieve this, a qualitative research was developed, making use of Content Analysis, with the support of the Iramuteq software, to analyze the data obtained by documental research and interviews. This study is justified by addressing the gap in studies on the relationship between DC and the public sector, as a main result, it demonstrated the manifestation of the Sensing, Seizing and Reconfiguration DC, with emphasis on the latter, in a public agency that needed to reorganize its resources due to external events. Finally, this study has brought the following contributions: explaining the application of DC also in the public sector; adapt a quantitative instrument to a qualitative approach according to the nature of the phenomenon studied; to highlight the presence of an interrelationship between the Sensing, Seizing and Reconfiguration Capabilities; and discuss how an organization's resources and processes can evolve, that is, they are not static, contributing to the Resource-Based View in unstable or dynamic scenarios.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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