Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44638
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ProcedimentosTradicionaisTecnologias.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dos procedimentos tradicionais às tecnologias digitais : um panorama sobre os mapas de danos
Outros títulos: From traditional procedures to digital technologies : an overview of damage maps
Autor(es): Silva, Monice Crisitna da
Gonçalves, Pedro Henrique
Zanoni, Vanda Alice Garcia
Assunto: Patrimônio arquitetônico
Documentação
Mapa de danos
Conservação
Tecnologia digital
Data de publicação: Mar-2022
Editora: LaSUS FAU
Referência: SILVA, Monice Crisitna da; GONÇALVES, Pedro Henrique; ZANONI, Vanda Alice Garcia. Dos procedimentos tradicionais às tecnologias digitais: um panorama sobre os mapas de danos. In: PATRIMÔNIO 4.0, 3., 2022, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: LASUS FAU, 2022. Disponível em: https://www.patrimonio40.tec.br/anais. Acesso em: 30 ago. 2022.
Resumo: Este estudo é um panorama sobre a elaboração de mapa de danos em patrimônio arquitetônico, tanto nas abordagens tradicionais quanto nas novas metodologias digitais, paramétricas e de automação. Com vistas a discutir as possibilidades e limitações das técnicas de representação gráfica e informacional de mapas de danos, foi realizado um experimento com o software Edificius v.BIM 3(e) (ACCA, 2021) que fornece recursos em HBIM para a modelagem de mapa de danos a partir de imagens digitais de alta resolução. Constatou-se a transposição do estado da arte no momento que os mapas de danos criados a partir da abordagem HBIM são capazes de oferecer dados significativos para o desenvolvimento de um modelo rico de informações do edifício. Esse salto sai da representação estática para a modelagem dinâmica – posto que parametrizada, alimenta um novo campo referencial para a normatização da representação de mapas de danos, como ferramenta para documentar o as built e o estado de conservação.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, Para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.