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dc.contributor.advisorBaines, Stephen Grant-
dc.contributor.authorSantana, Juliana dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-09T21:56:42Z-
dc.date.available2022-08-09T21:56:42Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.date.submitted2022-06-03-
dc.identifier.citationSANTANA, Juliana dos Santos. Da borduna à caneta: o levante do povo Tupinambá e a luta pela demarcação do seu território. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44468-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo entender o papel da educação no processo de construção e fortalecimento da identidade étnica do povo Tupinambá. Através da etnografia das práticas e vivências dos Tupinambá de Olivença abordamos a forma como estas têm no seu viés a finalidade de reproduzir o aprendizado, assim como o lugar fundamental dos anciãos nesse processo de compartilhamento de saberes e transmissão da memória histórica deste povo. Trata-se de práticas e vivências que, apesar de diferentes tentativas de exclusão e apagamento, têm sido ressignificadas para contribuir no processo de luta deste povo pelo seu reconhecimento étnico e pela demarcação das suas terras. A luta por uma educação foi o que resultou na organização do movimento Tupinambá pelos seus direitos, entendendo a educação escolar indígena como um espaço de valorização da educação indígena, cultura, tradição, costumes do povo e enquanto uma estratégia de luta pela garantia dos seus direitos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa borduna à caneta : o levante do povo Tupinambá e a luta pela demarcação do seu territóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade étnicapt_BR
dc.subject.keywordEducação indígenapt_BR
dc.subject.keywordEducação escolar indígenapt_BR
dc.subject.keywordResistência Tupinambápt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this study is to understand the role of education in the building and strengthening of the ethnic identity of the Tupinambá people. Through the ethnography of the practices and experiences of the Tupinambá of Olivença, we approach the way in which they act on reproducing learning, as well as the fundamental place of the elders in this process of sharing knowledge and transmitting the historical memory of this people. These are practices and experiences that, despite numerous attempts at exclusion and elimination, have been redefined to contribute to this people's struggle for their ethnic recognition and for the demarcation of their lands. The struggle for education resulted in the organization of the Tupinambá’s movement for their rights, understanding indigenous scholar education as a space that values indigenous education, culture, traditions, customs of the people and as a strategy to fight to guarantee their rights.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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