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Título: Desastre de Mariana e resultados educacionais : um estudo de evento
Autor(es): Alves, Vinícius de Oliveira
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Desastres naturais
Educação
Controle sintético
Data de publicação: 9-Ago-2022
Referência: ALVES, Vinícius de Oliveira. Desastre de Mariana e resultados educacionais: um estudo de evento. 2022. 30 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho busca realizar uma análise dos impactos do Desastre de Mariana, onde em 2015houve rompimento da Barragem de Fundão, sobre resultados educacionais. Para tanto, utilizou-se um método quase experimental de inferência causal, o controle sintético. Os resultados indicam que, quando análise se restringe a Mariana como unidade tratada, o efeito estimados ́é estatisticamente significativo em 3 das 15 medidas de desempenho escolar, com destaquepara a taxa de distorção-idade-série (TDI) do 1ºano do ensino fundamental, que apresentou um aumento transitório de quase 30 pontos percentuais em Mariana relativamente ao controle sintético. Em contrapartida, quando a análise centrou-se no conjunto de municípios mais afetados, o cenário inverteu-se, pois houve significância na maioria das variáveis ́e estudadas, nas quais os efeitos médios do tratamento, que foram aumentos nas taxas examinadas, oscilaram de 0,72 pontos percentuais (abandono no 1ºano) a 13,58 pontos percentuais (TDI no 9ºano).
Abstract: This study aims to evaluate the impact of Mariana Disaster, where in 2015 there was a mining dam collapse at Barragem de Fundao, over educational outcomes. To do so, we implement a ˜ quasi experimental method of causal inferece, the synthetic control. Results suggest that, when we restrict the analysis to the case where Mariana is the sigle treated unity, the estimated effect is statistically meaning in only 3 out of 15 educational performance measures, the greatest of which is for age-grade distortion (overage), a transitory increase of nearly 30 percentage points in Mariana compared to the synthetic control. On the other hand, when we consider the set of directly damaged munipalities as the treated unity, the outcome changes, as the estimated effect was statistically meaning for the majority of studied variables. In this case, the impacts, which were generally an increase in the examinated rates, range from 0,72 (absenteeism in first grade) percentage points to 13,58 percentage points (overage in ninth grade).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
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