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Título: Qualificação profissional e autonomia : uma análise das ações de formação continuada ofertadas pela Universidade de Brasília sob o olhar dos sujeitos
Autor(es): Gonçalves, João Paulo da Silva
E-mail do autor: joaogoncalves@unb.br
mailto:joaopaulo.jpsg@gmail.com
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Administração pública
Técnicos administrativos
Desenvolvimento profissional
Universidade de Brasília
Data de publicação: 14-Jul-2022
Referência: GONÇALVES, João Paulo da Silva. Qualificação profissional e autonomia: uma análise das ações de formação continuada ofertadas pela Universidade de Brasília sob o olhar dos sujeitos. 2022. 221 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Desde a segunda metade do século XX, a administração pública brasileira vem gradativamente transacionando do paradigma burocrático, adotado a partir do Governo Vargas, para o modelo gerencialista, que atinge seu auge no governo de FHC, com Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). No campo das relações de trabalho, esse período ficou marcado pelo abandono do modelo automatista taylorista/fordista, bem como dos modelos educacionais que o reforçavam, e a busca por profissionais qualificados e autônomos, que sejam capazes de se adequarem às constantes mudanças ambientais. Na esteira desse movimento reformista do estado e das relações trabalhistas, ganha destaque a formulação de políticas públicas voltadas a qualificação profissional do corpo técnico do setor público, com uma Política Nacional de Capacitação. Este trabalho se volta especificamente para o plano de carreira dos técnicoadministrativos em educação (TAE), criada pela Lei 11.091/2005, e para a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) regulada pelo Decreto 9.991/2019. Diante desse contexto apresentado, pretende-se, enquanto objetivo geral, analisar as percepções dos técnicos-administrativos da UnB em relação às ações de formação continuada voltadas ao desenvolvimento profissional, ofertadas no âmbito da PNDP. Os objetivos específicos, por sua vez são: (i) delinear um estado do conhecimento sobre a produção científica que versa sobre a PNDP no âmbito das IFES; (ii) identificar as ações formativas que têm sido ofertadas aos servidores técnicos administrativos por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas; (iii) identificar quais as demandas de ações formativas dos servidores técnicos administrativos; (iv) propor um modelo de qualificação profissional centrado no indivíduo, que garanta autonomia no processo de construção de sua carreira profissional, a partir da oferta de ações formativas que visem o desenvolvimento profissional e não apenas o “treinamento”. Trata-se de uma pesquisa descritiva, construída a partir de uma abordagem qualitativa, e adoção de técnicas de análise documental, conjugado com aplicação de entrevistas episódicas
Abstract: Since the second half of the 20th century, Brazilian public administration has gradually transitioned from the bureaucratic paradigm adopted during the Vargas government to the managerialist model, which reached its peak during the government of Fernando Henrique Cardoso, with the Master Plan for Reform of the State Apparatus (PDRAE). In the field of labor relations, this period was marked by the abandonment of the Taylorism/Fordist automation model, as well as the educational models that reinforced it, and the search for qualified and autonomous professionals who can adapt to the constant environmental changes. In the wake of this reformist movement of the state and of labor relations, the formulation of public policies aimed at the professional qualification of the public sector's technical staff, with a National Training Policy, has gained prominence. This work focuses specifically on the career plan for technical-administrative employees in education (TAE), created by Law 11.091/2005, and on the National Policy for the Development of People (PNDP) regulated by Decree 9.991/2019. Given this context presented, it is intended as a general objective to analyze the perceptions of technical-administrative staff of the UnB in relation to the continuing education activities aimed at professional development, offered under the PNDP. The specific objectives, in turn, are (i) delineate a state of knowledge about the scientific production that deals with the PNDP in the scope of the IFES; (ii) identify the formative actions that have been offered to technical-administrative servers through the People Development Plan; (iii) identify the demands for formative actions of technical-administrative servers; (iv) propose a model of professional qualification centered on the individual, which ensures autonomy in the process of building their professional career, from the offer of formative actions that aim at professional development and not only "training". This is descriptive research, built from a qualitative approach, and adoption of document analysis techniques, combined with the application of episodic interviews.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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