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dc.contributor.advisorCoroa, Maria Luiza Monteiro Sales-
dc.contributor.authorMartins, Eduardo Cardoso-
dc.date.accessioned2022-06-29T20:02:01Z-
dc.date.available2022-06-29T20:02:01Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.date.submitted2022-02-11-
dc.identifier.citationMARTINS, Eduardo Cardoso. Olimpíadas de linguística: mosaico de uma prática social baseada em problemas. 2022. 329 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44028-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, de perspectiva qualitativa (descritiva e interpretativa), visa analisar o mosaico de elementos que compõem a Prática Social das Olimpíadas de Linguística (OL). Baseada nos fundamentos teóricos-metodológicos da Análise de Discurso Crítica, especialmente de Fairclough (1992; 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999), esta Tese evidencia como as OL são herdeiras da própria disciplina Linguística, apesar de adotarem características particulares. Começando a investigação pela historiografia, busca-se justificar a influência geopolítica na criação das OL e na institucionalização delas em diversos países, como eventos integradores entre a ciência da linguagem, a matemática, a computação e a educação. Passando à Prática Discursiva dos regulamentos, sítios eletrônicos e relatos dos Organizadores Nacionais de OL, são evidenciadas as Representações Sociais sobre o que caracteriza essa competição intelectual, sobre as principais dificuldades e sobre os impactos desejados para os estudantes, ainda que estejam inseridos em distintos contextos econômicos e culturais. No mesmo sentido, o trabalho aborda como as OL se alinham ao movimento que tem buscado alterar a conjuntura escolar para pensar linguisticamente em diferentes localidades (DERHAM & LOBECK, 2010a). O mosaico das peças da Prática Social das OL engloba ainda a Representação Social do público não-especializado sobre a Linguística, a qual está em plena transformação devido ao recente movimento de popularização científica, sobretudo no Brasil. Por fim, esta análise focaliza a Prática Textual do principal gênero das OL, o Problema Linguístico Autossuficiente, mostrando suas características de composição e o raciocínio que desenvolve (DERZHANSKI & PAYNE, 2010), como herança da Aprendizagem Baseada em Problemas. É por meio da integração entre as Práticas Social, Discursiva e Textual das OL que os Problemas Sociais são interpretados, com vistas a possíveis mudanças. Semelhante a um caleidoscópio, a reunião de diferentes formatos, cores e texturas nos fornece um quadro geral belo e instável, sujeito a alterações, mas que sempre formam um todo coerente e harmônico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOlimpíadas de linguística : mosaico de uma prática social baseada em problemaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordOlimpíadas de Linguísticapt_BR
dc.subject.keywordAnálise de discurso críticapt_BR
dc.subject.keywordRepresentação socialpt_BR
dc.subject.keywordProblemas linguísticospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research, from a qualitative perspective (descriptive and interpretive), aims to analyze the mosaic of elements that make up the Social Practice of the Linguistics Olympiad (LO). Based on the theoretical-methodological foundations of Critical Discourse Analysis, especially by Fairclough (1992; 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999), this Thesis shows how LO are heirs of the Linguistics discipline itself, despite adopting particular characteristics. Starting the investigation with historiography, it seeks to justify the geopolitical influence in the creation of LO and in their institutionalization in several countries, as integrative events between language science, mathematics, computing and education. Moving on to the Discursive Practice of the regulations, websites and reports of the National LO Organizers, this Thesis approaches the Social Representations about the features of the intellectual competition, about the main difficulties and the desired impacts for students, even if they are inserted in different contexts economic and cultural. In the same sense, the work addresses how LO is aligned with the movement that has aimed to change the school environment to think linguistically in different locations (DERHAM & LOBECK, 2010a). The mosaic of the LO Social Practice pieces also includes the Social Representation of the non-specialized public on Linguistics, which is undergoing full transformation due to the recent movement of scientific popularization, especially in Brazil. Finally, this analysis focuses on the Textual Practice of the main genre of LO, the Self-Sufficient Linguistic Problem, showing its compositional characteristics and the reasoning it develops (DERZHANSKI & PAYNE, 2010), as a legacy of ProblemBased Learning. It is through the integration between Social, Discursive and Textual Practices of LO that Social Problems are interpreted, with a view to possible changes. Similar to a kaleidoscope, the meeting of different shapes, colors and textures provides us with a beautiful and unstable general picture, subject to change, but which always form a coherent and harmonious whole.pt_BR
dc.contributor.emaileduardo@ufam.edu.brpt_BR
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