Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43840
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnnemeireAraújodeLima.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O drama de Suzan-Lori Parks e outras práticas sociais : leituras e reflexões políticas de uma poética que repete e revisa
Outros títulos: The dramatic literature of Suzan-Lori Parks and other social practices : political readings and reflections of a poetics that repeats and revises
La littérature dramatique de Suzan-Lori Park et autres pratiques sociales : lectures et réflexions politiques d'une poétique qui répète et révise
Autor(es): Lima, Annemeire Araújo de
E-mail do autor: eriemenna@live.com
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Literatura dramática contemporânea
Interpretação política
Parks, Suzan-Lori, 1963- crítica e interpretação
Data de publicação: 31-Mai-2022
Referência: LIMA, Annemeire Araújo de. O drama de Suzan-Lori Parks e outras práticas sociais: leituras e reflexões políticas de uma poética que repete e revisa. 2022. 223 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho se apresenta como uma intepretação política da poética de repetiçãorevisão elaborada por Suzan-Lori Parks. Interessada em criar um drama de acumulação que resiste ao arqueamento esperado pelo drama aristotélicohegeliano, essa poética suscitou em nossos primeiros contatos com as peças parksianas a suspeita de que seus elementos literários e teatrais produzem tensões e reconfigurações semelhantes às provocadas pela chamada crise da modernidade que se intensificou com o advento do século XXI. Acreditando que identificar e problematizar essas tensões nos ajudaria a construir conhecimento sobre os vínculos ou muros entre arte dramática e posicionamento político contemporâneos, escolhemos quatro peças do começo da carreira da dramaturga afro-estadunidense e dialogamos com cada uma a fim de apreender como se dá a construção de significados, ressignificações e reconfigurações em torno dos problemas de gênero e raça, especialmente quando se espera de sua poética algum tipo de filiação às lutas empreendidas pelos grupos que compõem aquelas minorias. As peças com as quais estabelecemos diálogo foram: Betting on the Dust Commander (1986), Imperceptible Mutabilities in the Third Kingdom (1986), Devotees in the Garden of Love (1991) e The America Play (1993). Antes de lidar com o corpus propriamente dito, foi elaborado um panorama histórico-cultural que demonstra a aproximação entre arte dramática e as lutas minoritárias desde 1776 - período pré- revolução nos Estados Unidos– até 1984 – ano em que Suzan-Lori Parks escreveu sua primeira peça. De volta à análise em si, alguns elementos que compõem a poética dos textos e o vínculo que poderiam estabelecer com seus respectivos contextos e condições de enunciação foram examinados e ponderou-se sobre a hipótese de que a poética da repetição-revisão elaborada por Suzan-Lori Parks não se limita a retratar a dinâmica das relações de poder, mas principalmente sugere reconfigurações linguísticas e paralinguísticas tanto ao que até então caracterizava uma arte dramática como gesto político (o teatro político, por exemplo) quanto ao que pretendia incentivar maior participação política por parte da sociedade civil (os movimentos populares ou movimentos civis).
Abstract: This work is a political interpretation of the Repetition & Revision elaborated by Suzan-Lori Parks as a style of playwriting. Interested in creating a drama of accumulation that resists the plot bending expected by the Aristotelian-Hegelian drama, Parks’ poetics aroused in our first contacts with her plays the suspicion that its literary and theatrical elements produce tensions and reconfigurations similar to those provoked by the so-called crisis of modernity. A crisis which has intensified with the advent of the 21st century. Believing that identifying and problematizing these tensions would help us to build knowledge about the links or walls between contemporary dramatic art and political positioning, we chose four plays from the beginning of the Afro-American playwright's career and dialogued with each one in order to apprehend how the construction of meanings, resignifications and reconfigurations around the problems of gender and race work, especially when one expects from literature and theatre some kind of affiliation to the struggles undertaken by the groups that make up those minorities. The plays we interacted with were: Betting on the Dust Commander (1986), Imperceptible Mutabilities in the Third Kingdom (1986), Devotees in the Garden of Love (1991) and The America Play (1993). In order to account for the peculiarities of the political sense that we suspect to be manifested in Parks' plays, a historical-cultural panorama was created as a reference point for reading, demonstrating the approximation between dramatic art and minority struggles since the pre-revolution period in the United States. During the analysis, we examined some elements that make up the poetics of the texts and the link they could establish with their respective contexts and conditions of enunciation. In the end, considerations were made on the hypothesis that the poetics of repetition & revision elaborated by Suzan-Lori Parks is not limited to portraying the dynamics of power relations, but mainly suggests linguistic and paralinguistic refiguration both to what have characterized dramatic arts as a political gesture as to what was intended to encourage greater political participation on the part of civil society.
Resumen: Ce travail se présente comme une interprétation politique de la poétique de la répétition-révision élaborée par Suzan-Lori Parks. Intéressé à créer un drame d'accumulation qui résiste à la courbure attendue par le drame aristotélicienhégélien, cette poétique a suscité dans nos premiers contacts avec les pièces parksiennes le soupçon que leurs éléments littéraires et théâtraux produisent des tensions et des reconfigurations similaires à celles provoquées par la soi-disant crise de la modernité qui s'est intensifiée avec l'avènement du XXIe siècle. Considérant qu'identifier et problématiser ces tensions nous aiderait à construire des connaissances sur les liens ou les murs entre art dramatique contemporain et positionnement politique, nous avons choisi quatre pièces du début de la carrière de cette dramaturge afro-américaine et nous avons dialogué avec chacune afin d’appréhender comment s'opère la construction de sens autour des problèmes de genre et de race, surtout quand on attend de sa poétique quelque sorte d’affiliation aux luttes entreprises par les groupes qui composent ces minorités. Les pièces choisies pour la recherche ont été : Betting on the Dust Commander (1986), Imperceptible Mutabilities in the Third Kingdom (1986), Devotees in the Garden of Love (1991) et The America Play (1993). Afin de rendre compte des particularités du sens politique que nous soupçonnons de se manifester dans les pièces de Parks, un panorama historico-culturel a été élaboré comme point de repère de lecture démontrant le rapprochement entre l'art dramatique et les luttes des minorités depuis la période prérévolutionnaire aux États-Unis. Au cours de l'analyse, nous avons examiné quelques éléments qui composent la poétique des textes et le lien qu'ils auraient pu établir avec leurs contextes et conditions d'énonciation respectifs. À la fin, des considérations ont été faites sur l'hypothèse que la poétique de Parks répète et révise les dichotomies modernes et suggère des resignifications à ce qui caractérisait jusqu'alors l'art dramatique comme un instrument de prise de conscience et à d'autres actions collectives qui entendent encourager une plus grande participation de la société civile.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.