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Título: Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
Autor(es): Carvalho, Camila Louise Ferreira de
Orientador(es): Barrios González, Alia Maria
Assunto: Saúde mental
Estudantes universitários - saúde mental
Estudantes universitários
Promoção da saúde mental
Data de publicação: 30-Mai-2022
Referência: CARVALHO, Camila Louise Ferreira de. Vivências comunitárias: as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A importância da saúde mental no contexto do ensino superior já tem sido explorada em pesquisas científicas. No entanto, muitos desses estudos focalizam seus esforços nas causas do adoecimento mental dos estudantes, restando a demanda por pesquisas que procurem compreender quais ações de promoção de saúde mental possuem respaldo no interesse dos estudantes. Este trabalho aborda as necessidades e possibilidades de implementação de programas institucionais voltados para a promoção do bem-estar e da saúde mental de acordo com os alunos da Universidade de Brasília. A partir da perspectiva discente, foi possível verificar os principais temas mobilizadores de cuidados, o reconhecimento da importância das atividades comunitárias para sua qualidade de vida, além de pontos que comprometem o maior o engajamento dos discentes nessas mesmas iniciativas. Ademais, foram feitas reflexões acerca dos benefícios promovidos pelas artes como intermediadoras de bem-estar, além das possíveis melhorias nos processos comunicacionais de forma a atingir o público-alvo com maior eficiência. Encontrando fundamentação teórica no modelo bioecológico de Brofenbrenner, a pesquisa – qualitativa e fenomenológica – entrevistou oito alunos que buscaram acolhimento psíquico na Universidade ou que tenham participado de atividades comunitárias (artísticas, culturais, esportivas, de lazer, etc) promovidas pela instituição. Desses, três alunos participaram de um grupo focal para verificar como o discurso de reconhecimento das necessidades de ações promotoras de saúde se elabora no campo coletivo. Os resultados mostraram que os pontos mais sensíveis aos alunos são aqueles que marcam a vivência universitária, como a adaptação à vida acadêmica, as incertezas a respeito do curso e a relação professor-aluno. Verificouse ainda que a falta de repercussão curricular das iniciativas comunitárias, ainda que promotoras de saúde e já amplamente ofertadas pela instituição, é questão crucial que compromete o engajamento do público discente. Destaca-se que a temática sobre a saúde mental dos estudantes universitários é abrangente e, apesar dos avanços das pesquisas dos últimos anos, este estudo busca ampliar a discussão para que outros estudos possam ser produzidos.
Abstract: The importance of mental health in the context of higher education has already been explored in scientific research. However, many of these studies focus their efforts on the causes of students' mental illness, leaving the demand for research that seeks to understand which actions to promote mental health have support in the interest of students. This work addresses the needs and possibilities of implementing institutional programs aimed at promoting well-being and mental health according to students from the University of Brasília. From the student perspective, it was possible to verify the main themes that mobilize care, the recognition of the importance of community activities for their quality of life, as well as points that compromise the greater engagement of students in these same initiatives. In addition, reflections were made about the benefits promoted by the arts as intermediaries of well-being, besides the possible improvements in communication processes in order to reach the target audience with greater efficiency. Finding theoretical foundations in Brofenbrenner's bioecological model, the research – qualitative and phenomenological – interviewed eight students who sought psychic reception at the University or who had participated in community activities (artistic, cultural, sports, leisure, etc.) promoted by the institution. Of these, three students participated in a focus group to verify how the discourse of recognition of the needs of health-promoting actions is elaborated in the collective field. The results showed that the most sensitive points for students are those that mark the university experience, such as adaptation to academic life, uncertainties about the course and the teacher-student relationship. It was also found that the lack of curricular repercussion of community initiatives, although health promoting and already widely offered by the institution, is a crucial issue that compromises the engagement of the student public. It is noteworthy that the topic on the mental health of university students is embracing and, despite the advances in research in recent years, this study seeks to broaden the discussion so that other studies can be produced.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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