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Título: Projeto Ró : uma mitopoética cerratense como objeto de aprendizagem poético para a arte-educação ambiental
Autor(es): Chaibub, Thiago Falleiros Wirth
Orientador(es): Medina, Alice Maria Corrêa
Coorientador(es): Corrêa, Rosângela Azevedo
Assunto: Cerrados
Educação ambiental
Objetos de aprendizagem
Mitopoética
Pesquisa educacional
Arte e educação
Data de publicação: 24-Mai-2022
Referência: CHAIBUB, Thiago Falleiros Wirth. Projeto Ró: uma mitopoética cerratense como objeto de aprendizagem poético para a arte-educação ambiental. 2021. 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Por paixão pelo Cerrado e temor por seu desaparecimento, concebi, junto a um coletivo de artistas, um projeto de publicação de arte e poesia intitulado "Ró" (palavra xavante para Mundo/Cerrado), que consiste em um mito inventado sobre o fim e o recomeço do Cerrado, contado por meio de poemas e de imagens inspiradas na arte rupestre. Esse mito inventado representa um desejo de conexão com a natureza através de um retorno å ancestralidade, apresentando uma visão em que o equilibrio ec016gico do bioma é resgatado. Infelizmente, porém, a publicação nunca se consolidou. A partir do resgate do projeto Rö, este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de sua aplicação como um Objeto de Aprendizagem Poético (OAP) voltado å Arte-Educação Ambiental (AEA). OAP é um conceito derivado do ensino de ciências, porém transformado para sua aplicação na Arte-Educação. A Arte-Educação Ambiental, por sua vez, trata-se de um construto ainda em formação, surgido da relação entre a Arte-Educação e a Educação Ambiental. Realizei uma análise do projeto R6, investigando sua mitopoética, seu conteüdo e sua qualidade como OAP para a AEA. Utilizando a metodologia da A/r/tografia, inserida na Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA), realizei também um relato do processo de investigação do projeto. A A/r/tografia coloca o proprio artista/pesquisador/professor e seu processo de pesquisa e produção em foco, em busca de equilibrio entre poeticidade e ciência. A partir dessa investigação e da análise do projeto R6, espera-se que, futuramente, ele se consolide em um livro digital, que possa ser utilizado em práticas de AEA sobre o Cerrado, e possa ser apropriado, de várias formas, por educadores e pelo público em geral.
Abstract: Out of passion for the Cerrado and with consternation over its disappearance, I conceived, together with a collective of artists, an art and poetry publication project entitled "R6" (Xavante word for World/Cerrado), which consists of an invented myth about the end and the beginning of the Cerrado, told through poems and images inspired by rock art. This invented myth represents a desire of connection with nature through a return to ancestry by presenting a vision in which the biome's ecological balance is rescued. Unfortunately, however, the publication was never consolidated. From the rescue of the R6 project, this work aims to investigate the possibilities of its application as a Poetic Learning Object (PLO) oriented to the Environmental Art Education (EAE). OAP is a concept derived from the teaching of science, but transformed for its application in Art Education. Environmental Art Education, in turn, is a construct still in formation, arising from the relationship between Art Education and Environmental Education. I carried out an analysis of the Ré project, investigating its mythopoetics, its content and its quality as an PLO for the EAE. By using the A/r/tography methodology, inserted in the Arts-Based Educational Research (ABER), I also carried out a report on the research process of the project. A/r/tography places the artist/researcher/teacher and their research and production process in focus, in search of balance between poeticity and science. Based on this investigation and the analysis of the Ré project, it is expected that, in the future, it will be consolidated into a digital book, which could be used in EAE practices about the Cerrado, and may be appropriated, in many ways, by educators and the general public.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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