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Título: A poética de Cristiane Sobral como rasura às narrativas de direitos humanos da branquitude
Autor(es): Furtado, Gabriela de Almeida
E-mail do autor: mailto:gabrielaafurtado@gmail.com
Orientador(es): Filice, Renísia Cristina Garcia
Assunto: Direitos humanos
Literatura negra
Pprodução literária
Sobral, Cristiane, 1974- crítica e interpretação
Data de publicação: 2-Abr-2022
Referência: FURTADO, Gabriela de Almeida. A poética de Cristiane Sobral como rasura às narrativas de direitos humanos da branquitude. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A literatura, assim como todos os outros campos do conhecimento, por estar inserida dentro das relações sociais, carrega em si a subjetividade daquelas(es) que a produzem e, portanto, estão presentes valores sociais partilhados. Deste modo,a produção literária canônica, inserida em uma colonização em curso, reproduz uma ideia de humanidade universal centrada na branquitude e seus privilégios. Porém, há uma produção literária – a qual chamamos de literaturas de rasura – que traz uma concepção de humanidade e ecoa vozes plurais. Neste trabalho, nos voltaremos para as literaturas de autoria negro-feminina, especialmente para poética de Cristiane Sobral, observando-a como uma produção que guarda em si potência para ser uma narrativa de direitos humanos que rasure o cânone branco, a partir de suas escrevivências. Nesse sentido, debatemos nesta pesquisa em que medida a poética de Cristiane Sobral se constitui como uma narrativa de direitos humanos que rasure a versão de direitos humanos da branquitude. Para tal, analisamos alguns textos de Cristiane Sobral a partir de metodologias interativas, estabelecendo o diálogo entre as escrevivências e uma leitura interseccional. A partir disso,pudemos ver que as escrevivências desta autora constituem-se como uma outra perspectiva de direitos humanos.
Abstract: Literature, just like every other field of knowledge, by being inside the social interactions carries within itself the subjectivity of those who produce it, and, therefore, shared social values are present in it. As such, the canonic literary production, inserted in an ongoing colonization, reproduces an idea of universal humanity centered in whiteness and its privileges. However, there is a literary production - which is called write-above literature - that brings an understanding of humanity that echoes more plural voices. This work will look to the literature of black and female authorhood, especially to the poetry of Cristiane Sobral, observing it as a production that has within itself the potential to be a narrative of human rights that writes above the white canon with its writing-living. In that sense, we debate in this research in what measure the poetry of Cristiane Sobral constitutes itself as a narrative of human rights that writes above the whiteness version of human rights. To do that, we will analyze some texts by Cristiane Sobral using interactive methodologies, establishing a dialogue between the writing-living and an intersectional reading. From that, we could see that the writinglivings of this author constitute themselves as another perspective of human rights.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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