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Título: Os professores formadores em tecnologia educacional na pandemia : desenvolvendo novas práticas pedagógicas
Outros títulos: The teacher trainers in educational technology in the pandemic : developing new pedagogical practices
Autor(es): Ferreira, Eliani Conceição da Silva
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Professores - formação
Pandemia
Educação
Ensino remoto
Tecnologia da informação e da comunicação
Covid-19
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: FERREIRA, Eliani Conceição da Silva. Os professores formadores em tecnologia educacional na pandemia: desenvolvendo novas práticas pedagógicas. 2022. ix, 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo primordial da pesquisa aqui empreendida é investigar as mudanças decorrentes da pandemia no trabalho desenvolvido pelos formadores do Distrito Federal, que atuam, principalmente, nos Centros de Referência Tecnológica CRTE’s. Essa preocupação se dá uma vez que é inegável que a pandemia do Covid-19 tenha trazido diversas mudanças que repercutam nas fragilidades da educação do país, visto que afetou as instituições educacionais, professores, alunos e a administração escolar (MARQUES, 2020). Isto posto, o foco da pesquisa é a compreensão do trabalho dos formadores frente à necessidade de formação e preparação dos educadores para a nova realidade educacional, considerando que, nesse contexto, a tecnologia foi a principal forma de comunicação entre pais, estudantes e escola. Assim, exige-se que os professores do ensino regular sejam preparados para trabalhar com os recursos tecnológicos (MORAN, 2006). Dessa forma, a partir dos questionamentos e problemáticas trazidas pelos professores, tem-se a finalidade de trazer resposta à seguinte pergunta: “Quais são as principais adaptações nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores formadores dos CRTE’s frente às mudanças necessárias para a aplicação do formato de aulas remotas, no período pandêmico, no que diz respeito à formação continuada dos professores para o uso das TIC’s?”. Nos objetivos específicos está indicada a especificidade de cada uma das três fases desta dissertação: na primeira fase foi feito um estudo exploratório, com um pequeno grupo de professores formadores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, para melhor compreender o processo da readequação do trabalho do professor para a nova fase caracterizada por atividades didáticas exclusivamente remotas; na segunda fase foi elaborado e aplicado um questionário, de modo que, 35 professores participaram, respondendo-o. Uma vez coletados os dados, estes foram computados. A partir da análise das respostas do questionário se fez possível vislumbrar os tópicos centrais para estes professores formadores que trabalham na formação dos professores da Educação Básica; a terceira fase se propõe aprofundar os sete itens mais mencionados nas respostas dos questionários. Para isso, foram realizadas entrevistas com um grupo de professores, que contou com 6 participantes, tendo como objetivo discutir os itens mais citados na pesquisa, buscando a utilização do grupo focal para um melhor diálogo. Assim, os dados foram analisados para melhor compreender as especificidades da pedagogia do ensino remoto e como os professores formadores aplicam este formato na formação de professores, de modo que os resultados coletados propiciarão novas informações sobre atividades didáticas e pedagogias apropriadas para a formação de professores no que diz respeito à utilização das tecnologias. Com isso, se fez possível compreender não somente as principais adaptações ocorridas no âmbito da educação, como, também, a importância da formação continuada para a manutenção de uma educação de qualidade.
Abstract: The primary objective of the research undertaken here is to investigate the changes resulting from the pandemic in the work developed by the educators of the Federal District, who work mainly in the CRTE’s (Technological Reference Centers). This concern occurs since it is undeniable that the COVID-19 pandemic has brought several changes that impact on the country’s educational weaknesses, since it affected educational institutions, teachers, students, and school administration (MARQUES, 2020). In this way, the focus of the research is the understanding of the work of teacher educators facing the need for training and preparation of teachers for the new educational reality, since now, technology was the main form of communication between parents, students, and school, in this context. This form of communication that requires regular education teachers to be prepared to work with technological resources (MORAN, 2006). Thus, from the questions and problems brought by teachers, the main objective is to bring the following question: What are the main adaptations in the pedagogical practices developed by the educators in the face of the changes necessary for the application of the format of remote classes, in the pandemic period, regarding the continuing training of teachers for the use of ICT’s? The specific objectives indicate the specificity of each of the three phases of this research project: In the first phase, an exploratory study will be conducted with a small group of teacher-educators from the Federal District Department of Education to better understand the process of readjusting of the teacher’s work to the new phase characterized by educational activities exclusively remote. In the second phase is the elaboration and application of a questionnaire, so that 35 teachers participated, answering it. Once the data were collected, they were computed. From the analysis of the answers of the questionnaire it was possible to glimpse the central topics for these teacher trainers who work in the formation of teachers of Basic Education. And then there is the third phase, which proposes to deepen the seven most mentioned items in the answers of the questionnaires. In this third phase, interviews will be conducted with a group of teachers, with 6 participants, about the most cited items in the research, seeking to use focus groups for a better dialogue. Thus, the data will be analyzed to better understand the specificities of the pedagogy of remote education and how teacher trainers apply this format in teacher training, so that the results collected will provide new information on didactic activities and appropriate pedagogies for teacher training regarding the use of technologies. With this, it was possible to understand not only the main adaptations that occurred in the context of education, but also the importance of continuing education for the maintenance of quality education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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