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Título: Estudos sociais da infância na UnB : apontamentos a partir produção acadêmica
Outros títulos: Chidlhood studies at UnB : notes from academic production
Estudios sociales de la infancia en UnB : notas desde la producción académica
Autor(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Sociologia da infância
Estudos sociais da infância
Pesquisa acadêmica
Universidade de Brasília
Data de publicação: 2022
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Referência: VOLTARELLI, Monique Aparecida. Estudos sociais da infância na UnB: apontamentos a partir produção acadêmica. Revista Teias, v. 23, n. 68, jan./mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53019. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/53019/41453.
Resumo: Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre os Estudos da Infância nas produções da Universidade de Brasília, que buscou investigar as produções acadêmicas nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas a fim de localizar indicativos sobre este campo científico. O texto apresentado refere-se aos dados do Programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa, de cunho bibliográfico e exploratório, utilizou o recorte temporal de 2014 a 2018 e se baseou no paradigma da infância, proposto por James e Prout (1990). Verificou-se indicativos do paradigma nos trabalhos analisados, bem como a utilização dos aportes metodológicos nas pesquisas com crianças. Entretanto pode-se dizer que, de modo geral, ainda é tímida a fundamentação teórica a partir da Sociologia da Infância nas temáticas investigadas, o que demonstra que as crianças ainda são pouco estudadas e compreendidas enquanto sujeitos de estudo por direito próprio e a infância demonstrou ser compreendida pela perspectiva desenvolvimentista.
Abstract: This article is part of the research project results about Childhood Studies on the productions of University of Brasília, which sought to investigate the academic papers submmited to Postgraduate Programs in Human Sciences of the previously mentioned university to locate indicatives about the field of Childhood Studies. The text presented refers to the data from the Postgraduate Program in Education, which shows superior approximation and dialogue with the field of Early Childhood Education. The bibliographic and exploratory research used the time frame from 2014 to 2018 and was based on the new childhood paradigm, proposed by James and Prout (1990).It was verified the presence of some elements of the paradigm in the analyzed works, as well as the use of methodological contributions for conducting research with children.However, it could be said that, in general, the theoretical approaches of the Sociology of Childhood are still limited, which demonstrates that children are modestly studied and understood at rest as subjects of study in their own right and that childhood has proved to be understood by the developmentalist perspective.
Resumen: Este artículo es resultado de parte de un proyecto de investigación sobre los Estudios de la Infancia en las producciones de la Universidad de Brasilia, que se ocupó de investigar las producciones académicas en los Programas de Posgrado en Ciencias Humanas de esta universidad, de manera a localizar indicaciones sobre el campo de los Estudios Sociales de la Infancia. El texto presentado se refiere a los datos del Programa de Posgrado en Educación, que presentó una relación más cercana y un diálogo con el campo de la Educación Infantil. La investigación, bibliográfica y exploratoria, utilizó el marco temporal de 2014 a 2018 y se basó en el nuevo paradigma infantil, propuesto por James y Prout (1990). Se verificó la presencia de algunos elementos del paradigma en las publicaciones analizadas, así como el uso de aportes metodológicos para realizar investigaciones con los niños y niñas. Sin embargo, se puede decir que, en general, la base teórica de la sociología de la infancia en los temas investigados sigue siendo restricta, lo que demuestra que los niños y niñas todavía son poco estudiados y entendidos como sujetos de estudio por derecho propio y que la infancia demostró ser comprendida por la perspectiva del desarrollo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: (CC BY NC) Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/53019/41453. Acesso em: 20 abr. 2022.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53019
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