Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43493
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IaraTeixeiradeAraujo.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
Autor(es): Araújo, Iara Teixeira de
E-mail do autor: iarataraujo@gmail.com
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Decolonialidade
Língua inglesa - estudo e ensino
Esperançar
Data de publicação: 18-Abr-2022
Referência: ARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem origem nos processos de (des)(re)construção identitária da própria pesquisadora enquanto professora de língua inglesa na rede pública do Distrito Federal. Na busca por entender seus papéis numa escola pública de região periférica do Distrito Federal, a pesquisadora convida colegas de profissão para conversas (SUSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) das quais emergem temas como currículo (SUSSEKIND, 2014; SUSSEKIND; SANTOS, 2016), (de)colonialidade (GROSFOGUEL, 2008), inglês como Lingua Franca (DUBOC, 2019; SIQUEIRA; PEIXOTO, 2019), e Pedagogia de Projetos (JORDÃO, 2014; ALBUQUERQUE, 2020). Fortemente pautada nos valores de coletividade e colaboração, esta pesquisa-formação (SILVESTRE, 2016) tem o objetivo de fortalecer identidades e agência docentes, contribuir para o desenvolvimento de redes de interação entre profissionais de ensino de língua inglesa no contexto da educação pública do Distrito Federal e promover reflexões acerca dos papéis das professoras de inglês na rede pública de ensino. Para tal, propõe-se um não-curso: uma experiência de formação de professoras de inglês decolonial, horizontalizada e colaborativa em que vivências e conversas com a universidadescola (SUSSEKIND; COUBE, 2020) embasam a construção do currículo e da metodologia. As participantes dessaformação compartilham suas experiências, reflexões e questionamentos e constroem em conjunto um currículo para a própriaformação continuada, além dese fortalecerem enquanto profissionais criando um espaço seguro, respeitoso e não-hierárquico de construção de conhecimento. Recusando a separação entre teoria e prática e assumindo os fazeres docentes como práxis, este estudo é um exercício de decolonialidade e um ato de esperançar (FREIRE, 1992).
Abstract: This work has its origins in the processes of the researcher^s identity (de)(re)construction as an English language teacher in the public school system in Distrito Federal, Brazil. In the quest to understand her roles in a public school in a peripheral region of Distrito Federal, the researcher invites colleaguesforconversations(SÚSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) from which themes such as curriculum (SUSSEKIND, 2014; SÚSSEKIND; SANTOS, 2016), (de)coloniality (GROSFOGUEL, 2008), English as a Lingua Franca (DUBOC, 2019; SIQUEIRA; PEIXOTO, 2019), and Project Pedagogy (JORDÃO, 2014; ALBUQUERQUE, 2020) emerge. Strongly based on the values of collectivity and collaboration, this research-education (SILVESTRE, 2016) aims to strengthen teachers' identities and agency, contribute to the development of interaction networks between English language teaching professionals in the context of public education in the Distrito Federal and promote reflections on the roles of English teachers in the public school system. Forsuch purpose, a non-course is proposed: adecolonial, horizontalized and collaborativeexperience of teacher education for English teachers, in which experiences and conversations with the universityschool (SUSSEKIND; COUBE, 2020) scaffoldtheconstructionof the curriculum and methodology. Participants in this teacher education experience share their experiences, reflections and questions and jointly build a curriculum fortheirown continuing education, in additiontostrengthening themselves as professionals by creating a safe, respectful and non-hierarchical space for building knowledge. Refusing the separation between theory and practice and assuming teaching activities as a praxis, this study is an exercise in decoloniality and an act of hope (FREIRE, 1992).
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.