Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43243
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1978_VaniaMariaMaciel.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
2,8 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Título : Diferenças de sexo e idade no comportamento agressivo de crianças de dois a cinco anos
Autor : Maciel, Vania Maria
Orientador(es):: Mettel, Thereza Pontual de Lemos
Assunto:: Crianças - comportamento
Agressividade
Crianças - pré-escola
Fecha de publicación : 31-mar-2022
Citación : MACIEL, Vania Maria. Diferenças de sexo e idade no comportamento agressivo de crianças de dois a cinco anos. 1978. xi, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 1978.
Resumen : O presente estudo se propôs a verificar as diferenças de sexo e idade no comportamento agressivo de 48 crianças pré-escolares brasileiras. Para isso foram definidas e testadas oito categorias de agressão: Tomar, Provocar Ameaçar, Interromper a Brincadeira, Revidar, Revidar em Defesa, Despeito e Acidental, partindo-se das definições de Margareth Manning (1972). As observações foram feitas no parque em situação de recreação livre, usando várias técnicas de registro de comportamentos. Os principais dados indicaram que os meninos apresentam maior incidência nos tipos de agressão, definidos neste estudo, como também as crianças mais novas, sem diferenciação de sexo. As crianças da amostra foram classificadas com relação ao comportamento agressivo como Iniciadoras, Recebedoras e Intermediarias. Também foram divididas em três classes de comportamento agressivo, Alta, Média e Baixa. Das oito categorias de agressão definidas neste trabalho, três são inteiramente novas na literatura com crianças e parecem ser típicas das crianças Brasileiras estudadas.
Abstract: Sex and age differences on aggressive behavior were invés; tigated in pre-school Brazilian children. Eight categories of aggressive behaviour were defined and tested. These categories, originally devised from Margareth Manning's work were the following: To take from, To provoke, To threaten, To interrumpt - play, To strike back, To strike back‘in defense of other, Despite and Accidental. The observations were made in free play situation in the school playground. Diversified behavior observation techniques w£ re used. Reliability was tested. The main findings showed that boys had a higher frequency of aggressive behavior, as well as the younger children, in general, irrespective of sex. The children in the sample were classified into three groups regarding aggressive behavior: Starters, Receives and Intermediaries. They also were divided into three classes of aggressive behavior: High, Medium and Low. Three of the categories were devised for this study and seem to reveal peculiarities of aggression of the Brazilian children studied.
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 1978.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43243/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.