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Título: O ENCCEJA no contexto formativo dos estudantes : uma análise sobre a certificação via exames no Distrito Federal
Autor(es): Lopes, Rosimeire Aguiar Pereira
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Educação de jovens e adultos - avaliação
Educação de jovens e adultos
Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: LOPES, Rosimeire Aguiar Pereira. O ENCCEJA no contexto formativo dos estudantes: uma análise sobre a certificação via exames no Distrito Federal. 2021. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca assegurar àqueles, cujas trajetórias escolares não seguiram o percurso regular, o gozo de seu direito à educação. Para atender as especificidades destes sujeitos, a EJA pode ser ofertada por meio de cursos e exames. Todavia, observa-se uma disparidade entre as duas formas de oferta, na medida em que a adesão ao ENCCEJA (Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos) cresce em todo o país e, em contrapartida, evidencia-se a retração nas matrículas na modalidade presencial de EJA. A incidência deste fenômeno suscita reflexões sobre as finalidades do exame, seu potencial formativo e os pressupostos políticos, ideológicos e epistemológicos que o orientam. Desse modo, este estudo tem por objetivo compreender as perspectivas de formação dos educandos e os fatores intervenientes que influenciam seus itinerários formativos, correlacionando-os com as concepções que estruturam o ENCCEJA, como instrumento avaliativo, certificador e indutor de políticas públicas. A pesquisa empreende a análise à luz do materialismo histórico-dialético, considerada a natureza multidimensional e as contradições inerentes à EJA e às políticas de certificação, como parte de um projeto de formação para a classe trabalhadora. Nesse sentido, a investigação com uma abordagem quali-quantitativa, se orienta pela revisão da literatura e da legislação pertinente ao tema, análise documental das sinopses estatísticas produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, dados provenientes do levantamento efetuado nas fichas cadastrais de estudantes de oito escolas de Ceilândia-DF, para verificação da taxa de migração do modelo presencial para o ENCCEJA, e entrevistas narrativas conduzidas com oito educandos que pretendem participar ou já se certificaram através do exame. Observa-se que os educandos aspiram uma educação que viabilize o acesso a direitos, uma formação como instrumento de humanização, por meio do trabalho. Todavia, os eixos norteadores do ENCCEJA apontam para uma educação minimalista que, pautada nas competências, não problematiza questões fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos como seres críticos e reflexivos. Sendo assim, por mais que se reconheça o papel do ENCCEJA no processo de democratização do ensino, o exame requer uma reestruturação de suas bases para que acolha as necessidades dos educandos.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) seeks to ensure that those whose school itineraries have not followed the regular path enjoy their right to education. In order to meet the specificities of these individuals, EJA can be offered through courser and exams. However, there is a disparity between the two forms of offer, as accession to ENCCEJA (National Exam for Certification of Skills for Young People and Adults) grows across the country and, on the other hand there is evidence of a retraction in enrollment in the face-to-face EJA courses. The incidence of this fenômeno raises reflections on the purposes of the exam, its formative potential and the political, ideological and epistemological assumptions that guide it. Thus, this study aims to understand the educational perspectives of students and the intervening factors that influence their formative journeys, correlating them with the conceptions that structure ENCCEJA, as an evaluation, a certifying exam, and na inducing tool for public policies. The research undertakes the analysis according historical-dialectical materialism, considering the multidimensional nature and the inherent contradictions of EJA and certification policies, as part of the educational project for the working class. In this regard, the investigation, with a qualitative-quantitative approach is guided by a review of the literature and legislation relevant to the topic, documental analysis of statistical synopses produced by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, data from the survey carried out in the registration forms of studentes from eight schools located in Ceilândia-DF, to verify the migration rate from face-to-face format to ENCCEJA, and narrative interviews conducted with students who intend to participate or who have already been certified through the exam. It is observed that students aspire to an education that enables access to rights, an education as an instrument of humanization, through work. However, ENCCEJA's guiding principles point to a minimalist concept of education, based on competences, that does not problematize fundamental issues for the development of individuals as critical and reflective beings. Thus, as much as the role of ENCCEJA in the process of democratization of education is recognized, the exam requires a restructuring of its bases so that it fits the needs of students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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