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Título: Educação ambiental e práxis no trabalho pedagógico do orientador educacional na rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Monteiro, Maria Eugênia
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Orientação educacional
Trabalho pedagógico
Educação ambiental
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: MONTEIRO, Maria Eugênia. Educação ambiental e práxis no trabalho pedagógico do orientador educacional na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação objetiva compreender como a educação ambiental está sendo materializada nas escolas e nas ações dos orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal no contexto do ensino remoto provocado pela pandemia da COVID-19. Refere-se à Educação Ambiental na perspectiva de reconhecer e valorizar a diversidade na escola em todos os níveis e modalidades, aproximando e estabelecendo conexões entre toda a comunidade escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e busca a compreensão da práxis do orientador educacional sob a ótica dos sujeitos. Para subsidiar a discussão dos dados, a pesquisa foi pautada nas abordagens teóricas de Carvalho (2008), Freire (2003), Grinspun (2011), Loureiro (2014) e Morin (2015) para auxiliar na fundamentação do entendimento dos processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas práticas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas coletivas (rodas de conversas), observação participante e análise documental dos Projetos Político Pedagógicos das escolas e Planos de Ação das orientadoras educacionais. Os resultados apontam a falta de conhecimento teórico-metodológico das orientadoras pesquisadas em Educação Ambiental, que tem sido um dos fatores responsáveis pelas dificuldades na implantação de práticas ambientais nas escolas e que sinaliza a importância de se dedicar especial atenção ao processo de formação dos educadores ambientais, tanto no que se refere à formação inicial quanto à formação continuada. Nesse sentido, este estudo contribui discutindo e redimensionando a prática educativa dos orientadores educacionais, focando a necessidade de pensar o mundo sob o olhar da sua complexidade, trazendo algumas possibilidades de construção de práticas ambientais e desvelando as contradições entre os conceitos e os desafios das práticas efetivas.
Abstract: The aim of this dissertation is to understand how environmental education is being realized in schools and in the actions of educational advisors in the public-school system of Brasilia DF in the context of remote education due to the COVID-19 pandemic. It refers to Environmental Education from the perspective of recognizing and valuing diversity in schools at all levels and modalities, bringing together and establishing connections among members of the entire school community. The research has a qualitative approach and seeks to understand the praxis of the educational advisor from the point of view of the subjects. To support the analysis of the data, the research was based on the theoretical approaches of Grinspun (2011), Carvalho (2008), Loureiro (2014), Morin (2015) and Freire (2003) to sustain the understanding of the processes of meaning and meaning elaborated by the subjects in the social context of their practices. The field research was carried out through group interviews (anecdote circles), participant observation and document analysis of the school Pedagogical Political Projects and the educational advisors’ Action Plans. The results point out a lack of theoretical- methodological knowledge of Environmental Education of the advisors researched, which has been one of the factors responsible for the difficulties in the implementation of environmental practices in the schools and which displays the importance of dedicating special attention to the process of development of environmental educators, both in terms of their initial formation and continuous formation. In this regard, this study contributes by discussing and resizing the educational practice of educational advisors, focusing on the need to think about the world from the perspective of its complexity, bringing some possibilities for the construction of environmental practices and unveiling the contradictions between concepts and the challenges of effective practices.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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