Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43132
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LarissaSilvadeLira.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
Autor(es): Lira, Larissa Silva de
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Capital cultural midiático
Tecnologia da informação e da comunicação
Trajetória escolar
Estudantes cotistas
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: LIRA, Larissa Silva de. Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade. 2021. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021
Resumo: A aprovação em cursos de alta seletividade social no ensino superior demanda nível de conhecimento para realizar provas de ingresso. O processo de apropriação de conhecimento, no contexto das novas tecnologias da informação, envolve contato com diferentes fontes de informação e tal hibridismo caracteriza os processos de estudos de jovens candidatos e cotistas. Graças às novas tecnologias da informação, fontes legítimas de conhecimento e fontes não legítimas se mesclam e contribuem para potencializar táticas de estudos de jovens das classes populares (SETTON, 2005). Na realidade brasileira, o maior acesso às TIC ainda predomina entre famílias de maior instrução e renda (PDAD, 2018), questionando-se, assim, como se dá a prática de estudos de estudantes da rede pública, candidatos e ingressos em cursos seletivos na universidade, e como se apropriam do capital cultural midiático no processo de ingresso à universidade. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os traços de convergências e dissonâncias entre o perfil das famílias e dos estudantes candidatos às cotas sociais a cursos de alta seletividade social da universidade e, também, dos aprovados, estabelecendo compreensão crítica entre os discursos e a conexão com condições de apropriação do capital cultural midiático nas práticas formais de estudo. Para tanto, a pesquisa se fundamentou nos escritos de Bourdieu (2013, 2007, 2001, 1985) e de Setton (2005), no intuito de explicitar a confluência e novas formas com as quais o conceito de capital cultural se manifesta. O estudo buscou respaldo metodológico na análise de discurso francesa proposta por Pêcheux (1997) e na triangulação de dados abordada por Triviños (1984). Um dos dados que se sobressaiu na análise relaciona-se às divergências entre o perfil dos estudantes cotistas e candidatos de escola pública, em que estudantes cotistas apresentam maior similaridade com o perfil de estudantes aprovados em cursos seletivos na UnB (CESAR, 2017), a maioria são homens que participaram de cursinhos preparatórios e com mães com formação em nível superior. Em relação às práticas de estudos e apropriação do capital cultural midiático, estudantes cotistas recorrem às mídias sociais e ferramentas pedagógicas para ampliar seu conhecimento, por meio de uma rede de apoio colaborativa (familiares, amigos), em contrapartida, jovens candidatos apresentam baixo contato com capital tecnológico (ALVARADO; MARTINELL; MÉNDEZ, 2014) em seu estado objetivado, devido ao fator econômico não favorecer aquisição de meios (acesso à Internet e TIC).
Abstract: Passing high social selectivity courses in higher education requires a level of knowledge to take entrance exams. The knowledge appropriation process, in the context of new information technologies, involves contact with different sources of information, such hybridity characterizes the study processes of young candidates and quota holders. Thanks to new information technologies, legitimate sources of knowledge and non-legitimate sources are mixed, and contribute to potentialize study tactics for young people from the popular classes (SETTON, 2005). Still a Brazilian reality, greater access to ICT still predominates in families with higher education and income (PDAD, 2018), thus questioning how is the practice of studying public school students, candidates and admissions to selective courses at the university, and how they appropriate the media cultural capital in the university admission process. Therefore, this research aims to analyze the traces of convergences and dissonances between the profile of families and students applying for social quotas to courses of high social selectivity at the university and also those approved, establishing critical understanding between the discourses and also associating the conditions of appropriation of media cultural capital in formal study practices. Therefore, the research will be based on the writings of Bourdieu (2013, 2007, 2001, 1985) and Setton (2005), in order to explain the confluence and new forms in which the concept of cultural capital manifests itself. The study seeks methodological support in French discourse analysis, proposed by Pêcheux (1997) and in data triangulation, addressed by Triviños (1984). One of the data that stood out in the analysis is related to the divergences between the profile of quota students and public school candidates, in which quota students are more similar to the profile of students approved in selective courses at UnB (CESAR, 2017), a Most are men, who attended preparatory courses and with mothers with higher education. Regarding the practices of studies and appropriation of media cultural capital, quota students use social media and pedagogical tools to expand their knowledge, through a collaborative support network (family, friends), on the other hand, young candidates have low contact with technological capital (ALVARADO; MARTINELL; MÉNDEZ, 2014) in its targeted state, because the economic factor does not favor the acquisition of means (access to the internet and ICT).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.