Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42957
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImportanciaEnsinoFuncoes.pdf238,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A importância do ensino das funções executivas : interdisciplinaridade na formação de alunos com deficiência intelectual
Outros títulos: The importance of the teaching of executive functions : interdisciplinarity in the formation of students with intellectual disabilities
La importancia de la enseñanza de las funciones ejecutivas : interdisciplinaridad en la formación de los estudiantes con discapacidades intelectuales
Autor(es): Almeida, Joice Pinho
Silva, André Ribeiro da
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2154-1266
https://orcid.org/0000-0002-2167-9345
Assunto: Deficiência intelectual
Ensino
Função executiva
Habilidades cognitivas
Data de publicação: 9-Jul-2021
Editora: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
Referência: ALMEIDA, Joice Pinho; SILVA, André Ribeiro da. A importância do ensino das funções executivas: interdisciplinaridade na formação de alunos com deficiência intelectual. Revista do CEAM, Brasília, v. 6, n. 2, p. 103-117, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4536047. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/32376. Acesso em: 3 fev. 2022.
Resumo: As funções executivas constituem um conjunto de habilidades cognitivas que permitem a regulação de nossos pensamentos, emoções e ações. Essas habilidades estão envol-vidas em uma diversidade de condições necessárias para o desenvolvimento funcional de alunos com deficiência intelectual. Objetivo: Oferecer perspectivas atuais sobre o en-sino de funções executivas e a intervenção escolar no âmbito da deficiência intelectual. Método: Revisão integrativa de literatura. Resultados: Verificou-se que a deficiência intelectual possui um grau de comprometimento do funcionamento executivo levando tanto pesquisadores como profissionais da educação a desenvolver estratégias para o ensino de habilidades cognitivas visando a valorização do papel social, da participação e da responsabilização social deste público a fim de capacitá-los a fazer suas escolhas de vida os tornando capazes de exercer sua inclusão social e cidadania. Conclusão: Este conhecimento tem implicações à prática e à pesquisa educacional e pode ser útil a profissionais que atuam com alunos com deficiência intelectual, contribuindo para um maior conhecimento acerca das funções executivas e suas implicações.
Abstract: Executive functions are a set of cognitive skills that allow us to regulate our thoughts, emotions, and actions. These skills are involved in a diversity of conditions necessary for the functional development of students with intellectual disabilities. Objective: Pro-vide current perspectives on the teaching of executive functions and school intervention in the context of intellectual disability. Method: Integrative literature review. Results: It was verified that intellectual disability has a degree of impairment of the executive func-tioning, leading both researchers and education professionals to develop strategies for the teaching of cognitive abilities aiming at enhancing the social role, participation and social responsibility of this public in order to enable them to make their choices of life making them capable of exercising their social inclusion and citizenship. Conclusion:This knowledge has implications for educational practice and research and can be useful for professionals who work with students with intellectual disabilities, contributing to a greater knowledge about executive functions and their implications.
Resumen: Las funciones ejecutivas constituyen un conjunto de habilidades cognitivas que permiten la regulación de nuestros pensamientos, emociones y acciones. Estas habilidades están implicadas en una diversidad de condiciones necesarias para el desarrollo funcional de los estudiantes con discapacidades intelectuales. Objetivo: Proporcionar perspectivas actuales sobre la enseñanza de las funciones ejecutivas y la intervención escolar en el campo de la discapacidad intelectual. Método: Revisión de la literatura integradora. Re-sultados: Se comprobó que la discapacidad intelectual tiene un grado de compromiso del funcionamiento ejecutivo que lleva tanto a los investigadores como a los profesionales de la educación a desarrollar estrategias para la enseñanza de habilidades cognitivas con el fin de valorar el papel social, la participación y la responsabilidad social de este público para que puedan tomar sus decisiones de vida haciéndoles capaces de ejercer su inclusión social y su ciudadanía. Conclusión: Este conocimiento tiene implicaciones para la práctica educativa y la investigación y puede ser útil para los profesionales que trabajan con estudiantes con discapacidades intelectuales, contribuyendo a un mayor conocimiento de las funciones ejecutivas y sus implicaciones.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Licença: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4536047
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.