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2021_IsmêniaPintoCoelho.pdf8,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorCoelho, Ismênia Pinto-
dc.date.accessioned2022-02-15T12:45:52Z-
dc.date.available2022-02-15T12:45:52Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.date.submitted2021-07-30-
dc.identifier.citationCOELHO, Ismênia Pinto. Rap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade: possibilidade de deslocamento da posição de vida nua. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42898-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se, nesta pesquisa, compreender como o Projeto Ressocialização Autonomia e Protagonismo - RAP tem criado condições para o desenvolvimento dos processos de subjetivação Política dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa de internação. O projeto RAP teve a sua origem e desenvolvimento no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Socioeducativa de Santa Maria - UISM -DF e atualmente tem a sua atuação expandida, alcançando egressos do Sistema Socioeducativo e outro segmentos educacionais . A proposta da pesquisa foi analisar os aspectos afetivos e sococulturais associados à prática pedagógica e suas produções de sentido subjetivo. O estudo foi realizado por meio da abordagem qualitativa no campo da articulação entre psicanálise e educação. A metodologia empregada foi o estudo de caso, utilizando-se dos instrumentos: observa ao participante, rodas de conversa com os alunos, e análise das composições dos raps produzidas pelos adolescentes participantes do projeto. Os dados obtidos apontam que, para os adolecentes, o envolvimento com os atos ilícitos e desencadeado a partir da carência econômica da falha na simbolização das leis e pelos atravessamentos da dimensão cultural da sociedade de consumo. Os achados da pesquisa indicam também que o Projeto RAP demonstra potencial desencadeador de processos de subjetivação política para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação, uma vez que o rap se configura como uma ferramenta cultural e pedagógica capaz de interrogar politicamente o contexto social no contemporâneo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade : possibilidade de deslocamento da posição de vida nuapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordSubjetivação políticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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