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ARTIGO_TendenciasInovacaoBibliotecas.pdf748,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorCarneiro, Gabriela Barbosa-
dc.contributor.authorAmiel, Tel-
dc.date.accessioned2022-02-11T15:41:53Z-
dc.date.available2022-02-11T15:41:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Gabriela Barbosa; AMIEL, Tel. Tendências de inovação em bibliotecas escolares: vertentes emergentes para ressignificar esses espaços. Biblioteca Escolar em Revista, v. 8, n. 1, p. 42-63, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186748. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/186748. Acesso em: 11 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42855-
dc.description.abstractA implementação de práticas inovadoras em espaços escolares é um movimento necessário para acompanhar as necessidades da sociedade contemporânea, que, mesmo com desigualdades, encontra-se cada vez mais imersa num universo de tecnologias. Este trabalho investiga tendências de inovação em bibliotecas escolares, com foco em novas mídias e espaços de criação colaborativos. Teve como objetivos mapear quais as práticas de inovação têm sido implementadas nas bibliotecas escolares brasileiras e de que forma os conceitos de makerspace, hackerspace e centro de recursos têm sido incorporados pelas instituições escolares. Foi realizado ummapeamento sistemático de literatura, contemplando artigos, publicações em conferências ou resumos expandidos revisados por pares, além de teses e dissertações, publicados entre os anos 2000 e 2020, em português. Como resultado final, obteu-se um escopo de 8 trabalhos que se enquadraram aos critérios de inclusão. As publicações indicaram o makerspacecomo uma tendência promissora de inovação em bibliotecas escolares e um importante recurso ao processo pedagógico, bem como o Centro de Recursos de Aprendizagem que se propõe a compor o planejamento e objetivos do sistema educativo.Os trabalhos apontam que para uma incorporação efetiva desses conceitos se faz necessário uma flexibilização do currículo, um processo de conscientização da comunidade escolar e a qualificação dos profissionais bibliotecários. Conclui-se que essa é uma área ainda pouco desenvolvida em espaços escolares no Brasil, mas, que já se mostra com exemplos efetivos em algumas instituições.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTendências de inovação em bibliotecas escolares : vertentes emergentes para ressignificar esses espaçospt_BR
dc.title.alternativeInnovation trends in school libraries : emerging trends to reframe these spacespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2022 Gabriela Barbosa Carneiro, Tel Amiel. (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/186748. Acesso em: 11 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186748pt_BR
dc.description.abstract1Investigating possibilities for innovation in school spaces is a necessary movement to follow the needs of contemporary society, which, even with inequities, is increasingly immersed in new media. This paper has as its general objective the investigation of innovation trends in school libraries, focusing on collaborative creation spaces. Specifically, it seeks to map which innovation trends have been implemented in Brazilian school libraries and how the concepts of makerspace, hackerspace and Resource Center have been incorporated by school institutions. Through a systematic literature review, which included articles, publications in conferences or peer-reviewed abstracts, as well as theses and dissertations, published between 2000 and 2020, in Portuguese, we obtained 8 papers that met the inclusion criteria. The publications indicated makerspace and Learning Resource Centers (when they take into consideration the planning and goals of educational systems) are a promising trend of innovation in school libraries. The studies point out that, for an effective incorporation of these trends, it is necessary to make the curriculum more flexible, to raise the awareness of the school community, and to qualify library professionals. We conclude that the aspects presented here are still little present in the literature on school libraries in Brazil, but are already visible with effective examples in some institutions.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
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