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Título: O ensino por investigação como estratégia de mediação na formação inicial de professores de ciências
Autor(es): Moura, Caroline Ellen Barbosa Santiago de
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Assunto: Formação docente
Estágio supervisionado
Ensino de ciências por investigação
Ensino de ciências
Ensino por investigação
Professores - formação
Data de publicação: 7-Jan-2022
Referência: MOURA, Caroline Ellen Barbosa Santiago de. O ensino por investigação como estratégia de mediação na formação inicial de professores de ciências. 2021. 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Um ensino de ciências que se torne interessante aos alunos é um desafio nos dias atuais, isso porque os assuntos trabalhados parecem fora de contexto e não se encaixar na vida em sociedade. Esse quadro se deve à forma com que os conteúdos são apresentados aos alunos, herança de uma formação de professores baseada na transmissão de conteúdos. Dessa forma, este trabalho objetiva apresentar o ensino por investigação como alternativa para a mudança da prática docente durante a formação inicial. Isso se dará por meio da proposição de uma sequência didática composta por quatro encontros realizados de forma remota, com alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências 3 e 4, da Faculdade UnB-Planaltina (FUP) do curso de Ciências Naturais. As aulas ocorreram de forma síncrona e assíncrona, sendo que aos alunos foi proposta uma atividade na perspectiva investigativa ao final da sequência didática. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi qualitativa, por meio de uma análise temática. Os dados foram os textos produzidos pelos licenciandos ao final de cada aula, além de atividade proposta e de uma produção textual final. O resultado dessa análise demonstrou que, por mais que os licenciandos considerem a abordagem importante, ainda não conseguem a colocar em prática quando planejam suas aulas. No entanto, compreenderam que é fundamental que o professor mude sua postura em sala de aula, para que os alunos sejam motivados a participar e se sintam sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem.
Abstract: Science education that becomes interesting to students is a challenge these days, because the subjects discussed seem out of context and do not fit into life in society. This framework is due to the way in which the contents are presented to students, a legacy of teacher education based on the transmission of contents. Thus, this work aims to present teaching by investigation as an alternative for changing teaching practice during initial training. This will be done through the proposition of a didactic sequence consisting of four meetings held remotely, with students from the subject of Obligatory Supervised Internship 3 and 4, from the Faculty UnB-Planaltina (FUP) of the Natural Sciences course. The classes took place synchronously and asynchronously, and the students were offered an activity in an investigative perspective at the end of the didactic sequence. The methodology used for data analysis was qualitative, through a thematic analysis. The data were the texts produced by the students at the end of each class, in addition to the proposed activity and a final textual production.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.
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