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Título: A autista e o mundo : um estudo de caso na perspectiva da psicologia cultural
Autor(es): Silva, Rayane Cristina Chagas
E-mail do autor: rayaneunb@gmail.com
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Desenvolvimento humano
Psicologia cultural
Autismo
Alteridade
Self dialógico
Data de publicação: 26-Dez-2021
Referência: SILVA, Rayane Cristina Chagas. A autista e o mundo: um estudo de caso na perspectiva da psicologia cultural. 2021. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista, assim denominado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5 e Código Internacional de Doenças 11, é a fusão do que se denominou transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento. Uma forma de ser, dentro da diversidade humana, é um tema que gera discussão no âmbito das políticas públicas, ciências humanas e campo médico. Defendo, neste estudo, a necessidade de outros de igual temática que se debruçam sobre a vivência subjetiva dos sujeitos, bem como a respeito da visibilidade em torno da especificidade do autismo feminino. Com o fundamento das perspectivas da psicologia cultural, o objetivo foi realizar um estudo de caso para investigar a trajetória de desenvolvimento de uma autista na transição da infância para a adolescência, enfatizando processos relacionados às experiências escolares. O percurso metodológico foi composto por uma pesquisa longitudinal qualitativa com uma menina autista, através de observações, análise documental, conversas informais e entrevistas dialogadas realizadas entre os anos de 2015 e 2020. A realização de pesquisa multimetodológica mostrou-se um recurso adequado na investigação da temática do presente estudo e permitiu, por meio da narrativa, que as experiências da pesquisadora integrassem o escopo de dados da pesquisa. A análise qualitativa e interpretativa das informações empíricas revelou aspectos importantes sobre o processo de coconstrução eu-outro-cultura, do desenvolvimento humano. No estudo de caso em questão, foi possível destacar outros sociais significativos, como colegas de classe, professores e familiares, que se destacam pela relação de alteridade. Em dupla via, também foi possível elencar a agencialidade do sujeito, como em suas produções autorais frente às dinâmicas de canalização cultural. A dissertação, portanto, contribuiu para o avanço do conhecimento sobre o mundo compartilhado do autista, ix oferecendo, com isso, subsídios para a atuação de psicólogos, educadores e profissionais de saúde.
Abstract: The Autism Spectrum Disorder, as so nominated by DSM 5 and CID 11, is the fusion of what is called the autism disorder, asperger disorder and global disorder of development. A manner of being inside human diversity, the theme creates discussions in the fields of social politics, human sciences and the medicine area. We defend here the need for more studies that encompass the subjective experience of the subjects and the visibility among the specificity of the feminine autism. Along with the foundation of Cultural Psychology's perspectives, our objective is to produce a case study to investigate the path of development of an autist during the transition from childhood to youth, emphasizing processes related to school experiences. The methodological course was composed by a longitudinal qualitative research with an autist girl through observations, documental analysis, informal talks and discussed interviews which occurred between 2015 and 2020. The accomplishment of the multi-methodological research appeared to be an appropriate resource in the investigation of the present studies' theme and allowed by means of the narrative, that the researcher's experiences integrated the scope of the research's data. The qualitative and interpretative analysis of the empirical informations, revealed important aspects about the process of co-construction self-other- culture of human development. In the case study presented it was possible to highlight other significant socials, such as class colleagues, teachers, relatives which highlight themselves by the relation of alterity, it was also made possible to list the subject's agency, as in its production as the author, in front of the dynamics of cultural canalization. The dissertation, therefore, contributes to the advancement of knowledge about the shared autist world, offering subsidies to psychologists', educators' and health professionals' performances.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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