Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42527
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_PropostaAvaliacaoVirtualizacao.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma proposta para avaliação da virtualização de funções de Rede em 5G
Autor(es): Leite, Cristoffer
Barreto, Priscila América Solís Mendez
Caetano, Marcos Fagundes
Alchieri, Eduardo
Amaral, Rafael
Assunto: 5G
Infraestruturas
Virtualização
OpenStack
OpenMano
NFV
ObF
Data de publicação: 7-Dez-2020
Editora: Sociedade Brasileira de Computação
Referência: LEITE, Cristoffer et al. Uma proposta para avaliação da virtualização de funções de rede em 5G. In: WORKSHOP DE GERÊNCIA E OPERAÇÃO DE REDES E SERVIÇOS (WGRS), 25., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 263-276. ISSN 2595-2722. DOI: https://doi.org/10.5753/wgrs.2020.12466. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wgrs/article/view/12466/12331. Acesso em: 05 dez. 2021.
Resumo: No 5G, a virtualização de componentes de rede é considerada uma das principais tecnologias que compoem a evolução da arquitetura para prover serviços flexíveis, organizados em fatias e de baixo custo. A abstração do hardware subjacente e suas vantagens em termos de custo e portabilidade motivam fortemente o uso de funções virtualizadas. Entretanto, o desenvolvimento desses ambientes para arquiteturas complexas e de varias camadas ainda é uma tarefa desafiadora, que requer um trabalho contínuo na definição de padrões e plataformas de teste para validação. Neste trabalho foi projetada, implementada e avaliada uma infraestrutura experimental de rede movel virtualizada que define duas funções de avaliação na arquitetura 5G. A proposta se diferencia de outros estudos ao trabalhar com funções integradas à arquitetura 5G que podem avaliar o trafego de controle dos recursos virtualizados. A proposta foi validada de forma bem sucedida em um cenario padrão do 5G, com resultados que permitem avaliar o comportamento do ambiente virtualizado e mostram o potencial da integração da proposta à arquitetura 5G como elemento de suporte à otimização da infraestrutura virtualizada.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Licença: Direitos Autorais - Os autores dos artigos publicados nos Anais do WGRS retêm os direitos autorais de suas obras e autorizam a SBC a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC. Fonte: https://sol.sbc.org.br/index.php/wgrs/about/editorialTeam. Acesso em: 05 dez. 2021.
DOI: https://doi.org/10.5753/wgrs.2020.12466
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.