Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42499
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WandersonTobiasRodrigues.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Sol dentro de mim : políticas do corpo feminino em Cobras e Piercings de Hitomi Kanehara
Autor(es): Rodrigues, Wanderson Tobias
E-mail do autor: wanderson.tobiasrodrigues@gmail.com
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Coorientador(es): Pinheiro, Kimiko Uchigasaki
Assunto: Cobras e Piercings
Kanehara, Hitomi, 1983- crítica e interpretação
Autoria feminina
Feminino
Corpo
Modificação corporal
Literatura - crítica e interpretação
Data de publicação: 1-Dez-2021
Referência: RODRIGUES, Wanderson Tobias. O Sol dentro de mim: políticas do corpo feminino em Cobras e Piercings de Hitomi Kanehara. 2021. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nesta dissertação, analisa-se a configuração do corpo feminino em Cobras e Piercings de Kanehara Hitomi como uma forma de política do texto, dialogando até mesmo com a ancestralidade das mulheres japonesas. Tais políticas se desdobram no corpo modificado da protagonista, assim como no seu processo de modificação, marcado por aspectos ligados ao feminino, à sexualidade, ao desconforto, à dor e ao masoquismo. Em nossa análise, defendemos que Lui abraça a proposta de Hiratsuka Raichô em sua jornada de aceitar o desafio de tornar-se deusa, escapando das sombras e sendo iluminada pelo Sol como uma parte indelével dele. Considerando as particularidades do Japão e o processo da concepção de o que é ser mulher no país, traçou-se um panorama de literatura japonesa de autoria feminina, a fim de expor ao leitor como corpo, dor, feminino e sexualidade estão entrelaçados nesta obra contemporânea.
Abstract: In this dissertation, we analyze the configuration of the female body in Cobras and Piercings by Kanehara Hitomi as a form of text politics, even dialoguing with the ancestry of Japanese women. Such policies unfold in the protagonist's modified body, as well as in her modification process, marked by aspects related to the feminine, sexuality, discomfort, pain and masochism. In our analysis, we argue that Lui embraces Hiratsuka Raichô's proposal in his journey of accepting the challenge of becoming a goddess, escaping the shadows and being illuminated by the Sun as an indelible part of him. Considering the particularities of Japan and the process of conceiving what it means to be a woman in the country, a panorama of female Japanese literature was drawn up in order to expose the reader to how body, pain, female and sexuality are intertwined in this contemporary work.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.