Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42431
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KatiaLuziaSoaresOliveira.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino de história indígena : saberes docentes nos portais educacionais da web (2011-2019)
Outros títulos: Teaching of indigenous history: teaching knowledge in educational web portals (2011-2019)
Enseñanza de historia indígena: saberes docentes en los portales web educativos (2011-2019)
Autor(es): Oliveira, Kátia Luzia Soares
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: História - estudo e ensino
Índios - história
Saberes docentes
Representações históricas
Data de publicação: 24-Nov-2021
Referência: OLIVEIRA, Kátia Luzia Soares. Ensino de história indígena: saberes docentes nos portais educacionais da web (2011-2019). 2021. 254 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese apresenta uma análise dos saberes docentes mobilizados para o ensino de história indígena em Planos de Aula publicados em dois grandes portais educacionais da Web, – Portal do Professor (MEC) e Nova Escola, – entre os anos de 2011 e 2019. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem discursiva destes Planos de Aula, atenta à historicidade de suas elaborações, bem como aos saberes, representações, discursos, interesses, valores, normas, práticas e experiências que os fundamentam. Tais análises revelam, especialmente, o modo como os/as professores/as de História compreendem e planejam o ensino história indígena a partir da Lei 11.645/2008, dos PNCs e da BNCC, bem como das normas, princípios e objetivos pedagógicos que regem a produção e publicação de Planos de Aula nestes portais educacionais. Mobilizando uma variedade de saberes historiográficos, pedagógicos, curriculares, midiáticos, artísticos, lúdicos, normativos, políticos e engajados que se articulam de maneira tensa, complexa e dinâmica em seus Planos de Aula, os/as professores autores/as operam seleções, justificativas, interdições e exclusões que ora sinalizam para o rompimento com representações eurocêntricas e colonialistas sobre os povos indígenas na História, conferindo espaço para as narrativas e perspectivas indígenas, ora apontam para a permanência de representações preconceituosas e estereotipadas que tradicionalmente informam a historiografia e a cultura escolar. Apesar dos limites e problemas relacionados aos currículos, à historiografia, à formação inicial/continuada de professores/as, às concepções de História, às noções de ensino-aprendizagem, às representações históricas dos povos indígenas, às experiências profissionais docentes e às normas que referenciam os saberes mobilizados por estes/as professores/as, destacam-se os avanços paulatinos e significativos na inovação de saberes e práticas de ensino de história indígena para a Educação Básica.
Abstract: This thesis presents an analysis of the knowledge in teaching indigenous history mobilized by teachers in Lesson Plans published in two major educational Web portals – Portal do Professor (Teachers Portal - MEC) and Nova Escola – between 2011 and 2019. Methodologically, it is a discursive approach to the aforementioned Lesson Plans which aims to be attentive to the historicity of their production, as well as to the knowledge, representations, discourses, interests, values, norms, practices and experiences that underlie them. Such analyses reveal, in particular, the way in which History teachers understand and plan the teaching of indigenous history based on the PNCs, BNCC and Law number 11,645/2008, as well as on the rules, principles and pedagogical objectives which guide the production and publication of Lesson Plans in those educational portals. While mobilizing a variety of historiographical, pedagogical, curricular, mediatic, artistic, ludic, normative, political and engaged knowledge which is articulated in a tense, complex and dynamic way in their Lesson Plans, the authors/teachers operate selections, justifications, interdictions and exclusions which sometimes indicate a break with Eurocentric and colonialist representations about indigenous peoples throughout History, opening space to indigenous narratives and perspectives and, sometimes, lean to the permanence of prejudiced and stereotyped representations which traditionally communicate the historiography and the school culture. Despite the limits and problems related to curricula, historiography, initial/continuing teachers’ education, conceptions of History, notions of teaching and learning, historical representations of indigenous peoples, professional teaching experiences and the standards which reference the knowledge mobilized by these teachers, the gradual and significant advances in the innovation on the field of knowledge and practice in teaching indigenous history for Basic Education stand out.
Resumen: Esta tesis presenta un análisis del conocimiento de los docentes movilizado para enseñar historia indígena en los Planes de Clases publicados en dos importantes portales web educativos, Teacher Portal (MEC) y Nova Escola, entre 2011 y 2019. Metodológicamente, se trata de un enfoque discursivo de estos Planes de clases, fijándose en la historicidad de sus elaboraciones, asimismo en los conocimientos, representaciones, discursos, intereses, valores, normas, prácticas y vivencias que los apoya. Dichos análisis revelan, en particular, la forma cómo los profesores de Historia comprenden y planifican la enseñanza de la historia indígena según la Ley 11.645 / 2008, las PNC y la BNCC, además de las normas, principios y objetivos pedagógicos que rigen la producción y publicación de planes de clases en estos portales educativos. Al movilizar una variedad de saberes historiográficos, pedagógicos, curriculares, mediáticos, artísticos, lúdicos, normativos, políticos y comprometidos que se articulan de manera tensa, compleja y dinámica en sus Planes de clases, los/las profesores/as autores/as operan selecciones, justificaciones, vetos y exclusiones que, de un lado señalan una ruptura con las representaciones eurocéntricas y colonialistas sobre los pueblos indígenas en la Historia, abriendo espacio a las narrativas y perspectivas indígenas, pero de otro apuntan hacia la permanencia de representaciones prejuiciosas y estereotipadas que tradicionalmente informan la historiografía y la cultura escolar. A pesar de los limites y problemas relacionados con los currículos, a la historiografía, a la formación docente inicial/continua, a las concepciones de Historia, a las nociones de enseñanza-aprendizaje, a las representaciones históricas de los pueblos indígenas, a las experiencias profesionales de los docentes y a las normas que respaldan los conocimientos movilizados por estos/as docentes, se destacan avances graduales y significativos en la innovación de conocimientos y prácticas didácticas de historia indígena para la Educación Básica.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.