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Título: A criptagrafia de Edgar Allan Poe : escrita de morte em A Queda da Casa de Usher
Autor(es): Guimarães, Thayana Silva Bezerra
E-mail do autor: thayana.lp@gmail.com
Orientador(es): Silva Junior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Poe, Edgar Allan, 1809-1849 - crítica e interpretação
Tanatografia
Narrativa
Grotesco
Metalinguagens
Data de publicação: 24-Nov-2021
Referência: GUIMARÃES, Thayana Silva Bezerra. A criptagrafia de Edgar Allan Poe: escrita de morte em A Queda da Casa de Usher. 2021. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar o conto A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe, considerando o conto em sua “unidade imaginativa”, aliando a visão de Gaston Bachelard (1993) à de Julio Cortázar (2006). Sob uma perspectiva tanatográfica (SILVA JUNIOR, 2008, 2014), faremos uma imersão no grotesco, considerando o seu caráter abismal (KAYSER, 2013) e a sua relação com o sublime (HUGO, 2014). O objetivo é mostrar como a construção verticalizada do conto torna-se uma criptagrafia, na medida em que alia o enigma da própria escrita com a narrativa. A partir do conceito de “metalinguagem analógica” (PIGNATARI, 2004), faremos o levantamento de cada componente da “máquina literária” de Poe, analisando o comportamento e as auras que envolvem os personagens. Com base nos estudos de Freud sobre o infamiliar e a melancolia, buscamos compreender a relação de analogia e similaridade que eles mantêm com a Casa e com as expressões artísticas presentes nela. Ao final, traremos algumas reflexões de Walter Benjamin, como o conceito de aura e a postura diante da obra de arte, para enfim chegar nos rastros de Madeline e na obra do pintor Johann Heinrich Füssli (Fuseli), citado pelo narrador no conto. Partimos da escrita de Poe, em si mesma enigmática, e nos direcionamos verticalmente buscando três elementos-chave dessa tanatografia criptagráfica (SILVA JUNIOR, 2014): a natureza, a Casa e a expressão artística.
Abstract: This thesis proposes an analyse of The Fall of The House of Usher, a short story by Edgar Allan Poe, considering the short story in its “imaginative unity”, combining the vision of Gaston Bachelard (1993) and Julio Cortázar (2006). From a thanatographic perspective (SILVA JUNIOR, 2008, 2014), we will study the grotesque, considering its abysmal character (KAYSER, 2013) and its connexion with the sublime (HUGO, 2014). The objective is to reveal how the short story’s vertical composition becomes a cryptagraphy, as it combines the enigma of writing with the narrative. From the concept of “analog metalanguage” (PIGNATARI, 2004), we will survey each component of Poe's “literary machine”, analysing the behaviour and auras surrounding the characters. Based on Freud's studies on the unfamiliar and melancholia, we seek to understand the analogy and similarity relation they maintain with the House and with the artistic expressions present in it. At the end, we will bring some reflections by Walter Benjamin, such as the concept of aura and the posture in front of the artwork, to finally get Madeline traces and the work of the painter Johann Heinrich Füssli (Fuseli), mentioned by the narrator in the story. We start from Poe's writing, which is enigmatic, and we head vertically looking for three key elements of this cryptographic thanatography (SILVA JUNIOR, 2014): the nature, the House and the artistic expression.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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