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Título: A cosmografia de Quaderna na ilumiara ou uma trajetória do verdadeiro imperador do Brasil na obra de Ariano Suassuna
Autor(es): Corrêa, Rachel Lourenço
E-mail do autor: rachel.lourenco.correa@gmail.com / rachellourenco@unb.br
Orientador(es): Siewierski, Henryk
Assunto: Suassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretação
Quaderna
Mitificação
Dialogismo
Picaresco
Exotopia
Data de publicação: 22-Nov-2021
Referência: CORRÊA, Rachel Lourenço. A cosmografia de Quaderna na ilumiara ou uma trajetória do verdadeiro imperador do Brasil na obra de Ariano Suassuna. 2021. 210 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese investiga a personagem Pedro Dinis Ferreira-Quaderna na obra de Ariano Suassuna, mais precisamente em três romances e uma peça: Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta, História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão, Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, e As Conchambranças de Quaderna. Usamos as metáforas do “Lunário Perpétuo” suassuniano, do “chão de estrelas” e do “céu de pedras” para identificar os componentes da Constelação de Quaderna e contemplar sua faceta de astrólogo, assim como o elemento “pedra” na obra de Suassuna. Inicialmente, exploramos o universo suassuniano e as condições que possibilitaram a existência da personagem, um sertanejo que se declara herdeiro da verdadeira linhagem real brasileira. Em seguida, discutimos a sua característica barroca, de conciliação de contrários, na qual ele une elementos opostos com uma solução de terceira via. Finalizamos com a análise de traços mais específicos da personalidade de Quaderna, revelados na sua relação com a literatura e com o seu criador. Observamos que ele se vale de um mecanismo idealizante, proveniente da literatura de cordel, para operar a mitificação da realidade. A estrutura dialógica nas obras analisadas é composta de um nível dialógico, que ele estabelece com o autor, e de um nível monológico, que ele estabelece com as outras personagens. Sua criação é de base humorística; ele é um tipo malandro brasileiro, inspirado nos pícaros clássicos do Século de Ouro espanhol, porém sua faceta humorística se mistura à épica e à trágica. Quaderna é um nostálgico, que ressente a perda do reino e busca a encantação do sertão. Ele tem uma visão da raça brasileira como “castanha”, e defende a monarquia e a aristocracia rural. Nesses aspectos, difere de Suassuna e se consolida como uma personagem independente e autônoma, que fala por si mesma.
Abstract: This thesis investigates the character Pedro Dinis Ferreira-Quaderna in Ariano Suassuna’ oeuvres, more specifically in three novels and a play: Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta, História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão, Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, and As Conchambranças de Quaderna. The metaphors ‘Lunario Perpetuo’, ‘ground made of stars’ and ‘sky made of stones’ are used in order to identify the components of the Quaderna Constellation and cater for both his facet as an astrologer and the “stone” as an important element in his creator’s oeuvres. The study first explored Suassuna’s fictional world and the means that made it possible for this character to exist, a man of Brazil’s ‘sertão’ (backcountry) who claims to be the heir of the true Brazilian royal lineage. Second, the thesis discusses his baroque characteristic of reconciling opposites, according to which he unites opposing elements by proposing ‘third-way’ solutions. The study ends with the analysis of more specific personality traits, unveiled in his relationship with literature and with his creator. This character uses an idealizing mechanism, typical of cordel literature, to operate the mythification of reality. The dialogical structure in the oeuvres analyzed is composed of a dialogical level, which he establishes with the author, and a monological level, which he establishes with the other characters. Quaderna is composed on a humorous basis; he is the ‘malandro’ (Brazilian rogue) type, inspired in the classical picaros of the Spanish Golden Age, yet his humorous facet mix es with his epic and tragic facets. He is nostalgic, resents the loss of his kingdom, and seeks the enchantment of the ‘sertão’ (backcountry). He sees the Brazilian race as “castaneous”, and defends the monarchy and the rural aristocracy. In these aspects, he differs from Suassuna and stands as an independent, autonomous character who speaks for himself.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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