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Título: O teletrabalho durante a pandemia da covid-19 : indicadores da intensificação do trabalho docente
Outros títulos: Teleworking during the covid-19 pandemic : indicators of intensification of teaching work
Télétravail pendant la pandémie de covid-19 : indicateurs de l’intensification de l’activite enseignante
Autor(es): Medeiros, Danyela Martins
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5267-2517
Assunto: Horário de trabalho
Trabalho docente
Epidemias
Covid-19
Data de publicação: 1-Out-2021
Editora: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MEDEIROS, Danyela Martins. O teletrabalho durante a pandemia da covid-19: indicadores da intensificação do trabalho docente. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 1158-1171, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62304. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62304. Acesso em: 10 nov. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo de identificar os indicadores de intensificação do trabalho docente da rede pública do Distrito Federal durante a jornada de teletrabalho na pandemia da COVID-19.A partir da análise das respostas obtidas pela aplicação de questionário sobre o trabalho docente no período remoto, aos professores da rede pública, foi possível concluir sobre as consequências da junção entre trabalho remunerado e não remunerado no mesmo tempo e espaço: a sobrecarga de trabalho, intensificação –indicada pelo alongamento de tempo da jornada, pelo acúmulo de atividades e gestão de resultados com a autorresponsabilização sobre os processos de ensino e de aprendizagem influenciadas pelas dinâmicas atuais das políticas educacionais.Palavras-chave:Jornada de trabalho. Intensificação. Trabalho docente. Pandemia da COVID-19.
Abstract: Abstract:This article aims to identify indicators of the intensification of the teaching work in the public network of the Distrito Federal during the teleworking journey in the COVID-19 pandemic. Based on the analysis of the responses acquired by applying a questionnaire about the teaching work in the remote period , for public school teachers, it was possible to conclude on the consequences of joining paid and unpaid work inthe same time and space: work overload, intensification -indicated by the lengthening of the workload, by the accumulation of activities and management of results with self-accountability for the teaching and learning processes influenced by the current dynamics of educational policies.
Résumé: Cet article veut identifier les indicateurs de l'intensification de l’activité d'enseignement dans le réseau de l’éducation publicdu Distrito Federal pendant le parcours du télétravail dans la pandémie de COVID-19. Sur la base de l'analyse des réponses obtenues en appliquant un questionnaire sur le travail d'enseignement en période du travail à distance , pour les éleves de l'enseignement public. Il a été possible de conclure sur les conséquences de la jonction du travail rémunéré et du travail non rémunéré dans le même temps et space: supplémente de main-d’oeuvre?, l’intensification du travail -signalée par l'allongement les heures de travail, par le cumul des activités de professeurs et la gestion des résultats avec auto-responsabilité pour les processus d'enseignement et d'apprentissage influencés par la dynamique actuelle des politiques éducatives.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY NC ND)
DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62304
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

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