Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42277
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FabioTravassosdeAraujo.pdf9,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Experiências estéticas em evidência : parâmetros sobre superdotação
Autor(es): Araújo, Fabio Travassos de
Orientador(es): Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da
Assunto: Altas habilidades
Identificação
Indicação
Artes visuais
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: ARAÚJO, Fabio Travassos de. Experiências estéticas em evidência: parâmetros sobre superdotação. 2021. 296 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As propostas de educação de estudantes com altas habilidades/superdotação nas artes visuais dependem do reconhecimento dos potenciais artísticos notáveis em sala de aula regular e da indicação destes estudantes-alvo aos atendimentos educacionais especializados, para atender às suas necessidades e potencializar suas áreas de interesses. A partir dessa perspectiva, essa investigação teve como objetivo compreender em que medida o entendimento sobre as características das altas habilidades/superdotação contribuem para o reconhecimento dos potenciais artísticos notáveis dos estudantes no ambiente de sala de aula, e como isso favorece na indicação para os espaços especializados. As fontes de dados incluíram questionários com professores de arte, instrumento de indicação subjetiva encaminhada por professores de arte em combinação com a produção artística de alunos, ficha de indicação de estudante para os atendimentos às altas habilidades/superdotação da SEEDF e os respectivos portfólios anexados ao documento oficial. Os dados coletados nesta investigação foram analisados por meio de análise de conteúdo, e em paralelo com dados quantitativos que contribuíram na obtenção dos resultados. Ao partirmos do referencial teórico de Joseph Renzulli adotado pela SEEDF e a literatura sobre a superdotação/talento em artes visuais, notou-se que o reconhecimento de potenciais artísticos notáveis e a indicação aos atendimentos, em sua maioria, pautaram-se em uma visão ainda superficial e limitada quanto aos comportamentos observáveis e as habilidades artísticas específicas em artes visuais. Muito embora algumas características encontradas na literatura foram listadas pelos professores de arte, não pareceu que eles estivessem familiarizados com esse assunto, necessitando de (in)formação sobre a área de estudos em questão. Espera-se que os resultados desta investigação possam traçar novos cursos a outros processos investigatórios, ampliando a discussão sobre esse público-alvo em específico, sobre o reconhecimento de potenciais artísticos nas diversas modalidades artísticas, na indicação estruturada aos atendimentos educacionais especializados e na expansão de ações e serviços direcionados aos estudantes superdotados/talentosos em artes visuais.
Abstract: The education proposals of students with high abilities/gifted in the visual arts depends on the recognition of notable artistic potentials in the regular classroom and on the indication of these target students to specialized educational services, to meet their needs and enhance their areas of interest. From this perspective, this investigation aimed to understand to what extent the understanding of the characteristics of high abilities/giftedness contribute to the recognition of outstanding artistic potentials of students in the classroom environment, and how this favors the indication for spaces specialized. Data sources included questionnaires with art teachers, subjective nomination instrument sent by art teachers in combination with students' artistic production, student nomination form for SEEDF high abilities/giftedness assistance and respective portfolios attached to the official document. The data collected in this investigation were analyzed through content analysis, and in parallel with quantitative data that contributed to obtaining the results. Based on the theoretical framework of Joseph Renzulli adopted by the SEEDF and the literature on giftedness/talent in the visual arts, it was noted that the recognition of remarkable artistic potentials and the indication to care, mostly, were based on a vision still superficial and limited regarding observable behaviors and artistic ability specific to the visual arts. Although some characteristics found in the literature were listed by art teachers, it did not seem that they were familiar with this subject, requiring information and training on the area of study in question. It is expected that the results of this investigation can trace new courses to other investigative processes, expanding the discussion on this specific target audience, on the recognition of artistic potential in the various artistic modalities, on the structured indication to specialized educational services and on the expansion of actions and services aimed at gifted/talented students in visual arts.
Resumen: Las propuestas educativas de los alumnos con altas habilidades/superdotación en las artes visuales dependen del reconocimiento de potenciales artísticos notables en el aula regular y de la orientación de estos alumnos destinatarios a servicios educativos especializados, para atender sus necesidades y potenciar sus áreas de interés. Desde esta perspectiva, esta investigación tuvo como objetivo comprender en qué medida la comprensión de las características de altas habilidades/superdotación contribuyen al reconocimiento de las potencialidades artísticas destacadas de los estudiantes en el ámbito del aula, y cómo esto favorece la indicación de espacios especializados. Las fuentes de datos incluyeron cuestionarios con profesores de arte, instrumento de nominación subjetivo enviado por los profesores de arte en combinación con la producción artística de los estudiantes, formulario de nominación de estudiantes para la asistencia de SEEDF para altas habilidades/superdotación y los respectivos portafolios adjuntos al documento oficial. Los datos recolectados en esta investigación fueron analizados mediante análisis de contenido, y en paralelo con datos cuantitativos que contribuyeron a la obtención de los resultados. Sobre la base del marco teórico de Joseph Renzulli adoptado por la SEEDF y la literatura sobre superdotación/talento en las artes visuales, se observó que el reconocimiento de potenciales artísticos notables y la indicación de cuidar, en su mayor parte, se basaron en una visión aún superficial y limitado en cuanto a comportamientos observables y habilidades artísticas específicas de las artes visuales. Aunque algunas características encontradas en la literatura fueron enumeradas por los profesores de arte, no parecía que estuvieran familiarizados con este tema, requiriendo información y capacitación en el área de estudio en cuestión. Se espera que los resultados de esta investigación puedan trazar nuevos cursos a otros procesos de investigación, ampliando la discusión sobre este público objetivo específico, sobre el reconocimiento del potencial artístico en las diversas modalidades artísticas, sobre la indicación estructurada a los servicios educativos especializados y sobre la ampliación de acciones y servicios dirigidos a estudiantes superdotados/talentosos en artes visuales.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.